Pesquisar este blog

6 de maio de 2014

Missa do Papa em Santa Marta-Por que seguir a Jesus

Missa do Papa em Santa Marta-

Por que seguir a Jesus

06/05/2014
Em sua homilia, na segunda-feira, 5, Maio Papa Francisco comentou sobre o Evangelho do dia de João (6:22-29). Lá, o evangelista narra como a multidão, cuja fome foi satisfeita através da multiplicação milagrosa de Jesus dos pães e dos peixes, vá procurá-lo "do outro lado do mar".O Papa introduziu sua homilia, observando como Jesus "chama a atenção do público para as atitudes que não são boas e que, de fato, pode ser prejudicial".
Depois da multiplicação dos pães, "o povo se alegrava" no milagre que Jesus realizou. Eles ainda "queria fazê-lo rei", disse o papa. No entanto, "retirou-se sozinho; ele foi ao monte para orar. Em seguida, as pessoas, que o seguiram a partir do coração, que o amava, e que sabia que Jesus estava em outro lugar, fui procurá-lo. Jesus advertiu-os para esta atitude: 'Em verdade, em verdade vos digo a você, você me procurar, não porque vistes sinais, mas porque comestes o seu preenchimento dos pães'; como se ele tivesse dito a eles: 'você me buscar de alguma auto-interesse ". O Papa comentou: "Eu acho que é sempre benéfico para nós que nos perguntar: Por que eu procuro Jesus? Por que seguir a Jesus? ".
"Nós somos todos pecadores", disse o papa. Portanto, temos sempre algum interesse, algo "para ser purificado de em nosso seguimento de Jesus; temos que trabalhar interiormente para segui-lo, para seu próprio bem, para o amor ".
No entanto, as pessoas que o Evangelho descreve também amava Jesus. "O verdadeiramente amá-lo", disse o Papa; para "ele falou como quem tem autoridade". No entanto, havia também vantagens. "Na minha própria seguimento de Jesus", pediu o Papa, "eu procuro algo que não é realmente Jesus? Eu tenho uma intenção correta ou não? ". A resposta pode ser descoberto por considerar o ensinamento do Senhor, pois ele ", observa três atitudes que são prejudiciais em segui-lo e em buscar a Deus."
A primeira é a vaidade. Aqui papa Francisco referido admonisions de Jesus contidos no Evangelho de Mateus (6:3-5; 16-17): "quando deres esmola, não deixe que a sua mão esquerda saiba o que sua mão direita está fazendo." E ainda: "quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está em secreto". E finalmente: "Quando jejuardes, não olhe sombrio, como os hipócritas", mas "unge a tua cabeça e lava o rosto" de que seu jejum não pode ser visto. Papa Francisco observou que Jesus disse isso ", especialmente para os líderes que queriam ser visto, porque gostava de jogar o pavão .... E eles se comportavam como pavões reais", disse o Papa. Mas Jesus diz: Não, isso não é certo! Vaidade não é tudo bem! ".
Às vezes nós também "fazer as coisas, a fim de ser visto". No entanto, a vaidade é perigosa, disse o Papa, porque ele pode nos fazer deslizar para o orgulho, e quando isso acontece "está tudo acabado". Devemos, portanto, perguntar-nos sempre: "Por que estou fazendo estas coisas? As coisas boas que eu faço, eu faço-os de forma oculta ou para ser visto? "Se Jesus diz isso para os líderes, a cabeça, é como se", disse-nos, aos pastores. Um pastor não vão beneficiar o povo de Deus ". Os líderes dos quais Jesus fala no Evangelho gostava de vestir com roupas de luxo, disse o papa. E ele confidenciou que quando ele vê "um pastor, um padre, um bispo pelas ruas vestidas majestosamente, como se ele estivesse em uma recepção mundana", ele se pergunta: "O que as pessoas pensam disso? Esse pastor não está a seguir Jesus; ser ele um sacerdote ou bispo, ele não está seguindo a Jesus. Ele segue-o um pouco, mas ele ama a vaidade ".
Jesus também adverte aqueles que são motivados por um desejo de poder. "Alguns seguem Jesus porque, inconscientemente, eles estão buscando o poder", explicou o Papa. Ele lembrou o pedido de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que queria um lugar de poder, uma vez que Jesus tinha vindo para o reino prometido. "Na Igreja há escaladores, e há muitos deles ...", comentou o Papa. Seria melhor para eles "ir para o norte e se tornar escaladores Mounain! É mais saudável! Mas não vêm à igreja para subir! ". Jesus "advertiu estes alpinistas que buscavam poder. Ele diz para Tiago e João, que o amava muito, mas quem estava procurando poder: você não sabe o que você está pedindo, você não sabe.
O desejo de poder, mesmo entre os próprios discípulos de Jesus dura até o momento final, disse o Papa, até o momento em que Jesus estava prestes a subir ao céu. Eles pensavam que o reino estava para vir, e sua pergunta para o Senhor era: "Será que o reino que vem, o momento do nosso poder?". Somente quando o Espírito Santo desce sobre eles que os discípulos compreender e mudar os seus hábitos. No entanto, em nossa vida cristã, o Papa observou que "restos pecado, e, portanto, nos faz o bem que nos perguntar: Por que eu seguir a Jesus? Só por causa dele, até à cruz, ou estou em busca do poder e usando a Igreja, a comunidade cristã, a paróquia, a diocese de possuir um pouco de poder? ".
A terceira coisa "que nos afasta de uma reta intenção é dinheiro", prosseguiu o Papa. Na verdade, existem "aqueles que seguem Jesus por dinheiro, e com dinheiro. Eles procuram lucrar ecomonically da paróquia, a diocese, a comunidade cristã, o hospital, a faculdade .... Vamos pensar sobre a primeira comunidade cristã, que tinha a mesma tentação, Simon, Ananias, e Saffira .... Este tentação estava lá desde o início. E nós conhecemos tantos bons católicos, bons cristãos, amigos, benfeitores da Igreja, que ainda recebeu várias homenagens.Em seguida, descobriu-se que eles fizeram ofertas bastante escuros. Eles eram aproveitadores reais e eles fizeram um monte de dinheiro. Eles se apresentavam como benfeitores da Igreja, mas eles estavam tomando um monte de dinheiro, e nem sempre o dinheiro limpo ".
O Papa repetiu então a pergunta: "Por que eu seguir a Jesus? 'Em verdade, em verdade vos digo que, você me procurar, não porque vistes sinais, mas porque comestes o seu preenchimento dos pães'. Existe a vaidade no meu seguimento de Jesus? É o desejo de poder presente? É o desejo por dinheiro presente? Ele nos fará bem para examinar os nossos corações e as nossas consciências um pouco sobre a necessidade de ter uma intenção correta no seguimento de Jesus. Eu segui-lo só por causa dele? Este é o caminho de santidade. Ou eu segui-lo por causa dele, mas também a fim de obter alguma vantagem pessoal? "
Papa Francisco concluiu: "Peçamos ao Senhor a graça de nos enviar o Espírito Santo para que possamos segui-lo com uma intenção correta: para ele sozinho, sem vaidade, sem o desejo de poder, sem o desejo de dinheiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.