Pesquisar este blog

19 de outubro de 2010

Enviou-os



ENVIOU-OS
 
DIA: 18/10/2010
PRIMEIRA LEITURA: 2º TIMÓTEO 4, 10-17





SÃO LUCAS, EVANGELISTA(VERMELHO, GLÓRIA, PREF. DOS APÓSTOLOS - OFÍCIO DA FESTA)


LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO - 
10DEMAS ME ABANDONOU, POR AMOR DAS COISAS DO SÉCULO PRESENTE, E SE FOI PARA TESSALÔNICA. CRESCENTE, PARA A GALÁCIA; TITO, PARA A DALMÁCIA. 11SÓ LUCAS ESTÁ COMIGO. TOMA CONTIGO MARCOS E TRAZE-O, PORQUE ME É BEM ÚTIL PARA O MINISTÉRIO. 12TÍQUICO ENVIEI-O PARA ÉFESO.13QUANDO VIERES, TRAZE CONTIGO A CAPA QUE DEIXEI EM TRÔADE NA CASA DE CARPO, E TAMBÉM OS LIVROS, PRINCIPALMENTE OS PERGAMINHOS. 14ALEXANDRE, O FERREIRO, ME TRATOU MUITO MAL. O SENHOR HÁ DE LHE PAGAR PELA SUA CONDUTA. 15TU TAMBÉM GUARDA-TE DELE, PORQUE FEZ OPOSIÇÃO CERRADA À NOSSA PREGAÇÃO. 16EM MINHA PRIMEIRA DEFESA NÃO HOUVE QUEM ME ASSISTISSE; TODOS ME DESAMPARARAM! (QUE ISTO NÃO SEJA IMPUTADO.) 17CONTUDO, O SENHOR ME ASSISTIU E ME DEU FORÇAS, PARA QUE, POR MEU INTERMÉDIO, A BOA MENSAGEM FOSSE PLENAMENTE ANUNCIADA E CHEGASSE AOS OUVIDOS DE TODOS OS PAGÃOS. E FUI SALVO DAS FAUCES DO LEÃO. - PALAVRA DO SENHOR.


SALMO RESPONSORIAL(144)

REFRÃO: Ó SENHOR, VOSSOS AMIGOS ANUNCIEM VOSSO REINO GLORIOSO!
1. QUE VOSSAS OBRAS, Ó SENHOR, VOS GLORIFIQUEM /E OS VOSSOS SANTOS, COM LOUVORES, VOS BENDIGAM! / NARREM A GLÓRIA E O ESPLENDOR DO VOSSO REINO / E SAIBAM PROCLAMAR VOSSO PODER! -R.
2. PARA ESPALHAR VOSSOS PRODÍGIOS ENTRE OS HOMENS / E O FULGOR DE VOSSO REINO ESPLENDOROSO. / O VOSSO REINO É UM REINO PARA SEMPRE, / VOSSO PODER, DE GERAÇÃO EM GERÇÃO. -R.
3. É JUSTO O SENHOR EM SEUS CAMINHOS, / É SANTO EM TODA OBRA QUE ELE FAZ. / ELE ESTÁ PERTO  DA PESSOA QUE O INVOCA, / DE TODO AQUELE QUE O INVOCA LEALMENTE.-R.






HOJE A IGREJA CELEBRA : SÃO LUCAS, EVANGELISTA


Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Orígenes :  
«A fim de reconheceres a solidez da doutrina em que foste instruído» (Lc 1,4)
Evangelho segundo S. Lucas 10,1-9.

Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus já está próximo de vós.'  


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo
Homilias sobre São Lucas, nº 1,1-2 (a partir da trad. de SC 87, p. 99) 










«A fim de reconheceres a solidez da doutrina em que foste instruído» (Lc 1,4)


«Visto que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram, [...] resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expô-los a ti por escrito e pela sua ordem, caríssimo Teófilo, a fim de reconheceres a solidez da doutrina em que foste instruído» (Lc 1, 1-4).


Antigamente, entre os judeus, um grande número de pessoas presumia ter o dom da profecia, mas alguns eram falsos profetas. [...] O mesmo se passou no tempo no Novo Testamento, em que muitos «empreenderam» escrever evangelhos, mas nem todos foram aceites. [...] A palavra «empreenderam» contém uma acusação velada contra aqueles que, sem terem a graça do Espírito Santo, se lançaram na redacção de evangelhos. Mateus, Marcos, João e Lucas não «empreenderam» escrever mas, cheios do Espírito Santo, escreveram efectivamente os verdadeiros Evangelhos. [...]


A Igreja tem, pois, quatro evangelhos; os hereges têm-nos em grande número. [...] «Muitos empreenderam compor uma narração», mas apenas quatro evangelhos foram aprovados; e é desses que devemos retirar, para trazer à luz, aquilo em que é necessário crer sobre a pessoa do Nosso Senhor e Salvador. Sei que existe um evangelho a que chamam «segundo São Tomé», um outro «segundo Matias» e lemos ainda outros tantos para não fazermos figura de ignorantes diante daqueles que imaginam saber alguma coisa quando já conhecem esses textos. Mas, em tudo isso, não aprovamos nada senão aquilo que a Igreja aprova: admitir apenas quatro evangelhos. Eis o que podemos dizer sobre o texto do prólogo de São Lucas: «Muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram».





Gerir o seu abono directamente carregando  
AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.