Pesquisar este blog

7 de março de 2012

Quem ama serve a Deus e aos irmãos


Primeira leitura (Jeremias 18,18-20)

Quarta-Feira, 7 de Março de 2012
2ª Semana da Quaresma


Leitura do Livro do Profeta Jeremias. 

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.
19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 30)

Quarta-Feira, 7 de Março de 2012
2ª Semana da Quaresma

— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
— Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.
— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!

Evangelho (Mateus 20,17-28)

Quarta-Feira, 7 de Março de 2012
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos.25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Quem ama serve

Postado por: homilia

março 7th, 2012

Jesus anuncia Sua Morte como consequência de toda Sua vida. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição entre os outros discípulos. No entanto, o Senhor lhes mostra que a única coisa importante para um discípulo é seguir o Seu exemplo: servir e não ser servido. Na nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas qualificação para o serviço que se exprime na entrega de si mesmo para os outros e para o bem comum.
Apesar do testemunho de Jesus, os discípulos estavam atrelados aos esquemas mundanos, mostrando-se pouco sensíveis aos ensinamentos do Mestre. O pedido dos filhos de Zebedeu foi uma prova disso.
Fazendo “ouvidos de mercador”, os filhos de Zebedeu estavam preocupados em garantir para si os melhores lugares no Reino quando Jesus revelou Seu destino de sofrimento e morte. Bem se vê que estavam longe de uma sintonia com o Reino anunciado por Jesus, pois imaginavam um lugar onde os chefes se tornariam tiranos e os grandes se tornariam opressores por estarem revestidos de autoridade.
No Reino almejado por Jesus, a grandeza consiste em pôr-se a serviço do semelhante de maneira despretensiosa; o primeiro lugar será ocupado por quem se dispuser a assumir a condição de servo. A tirania cede lugar ao serviço, a opressão se transforma em amor eficaz em benefício do próximo.
Bastava contemplar o modo de proceder do Mestre Jesus, que se autodenomina Filho do Homem, pois Este jamais buscou ser servido. Jesus manteve sempre Sua postura de servo, consciente da missão recebida do Pai, a ponto de entregar Sua própria vida para que toda a humanidade obtivesse salvação. Ele era o exemplo no qual os discípulos deveriam se inspirar.
Para Jesus a autoridade e o primeiro lugar no Reino estão intimamente associados à capacidade de servir: “o maior de vocês deve ser aquele que serve” (Mt 23,11). Esta atitude fundamental do discípulo configurará o quadro de carismas e ministérios, cuja responsabilidade é atuar no mundo para transformar as realidades à luz da Palavra de Deus. Daí algumas intuições que podem contribuir para compreender e assumir a missão da Igreja na ótica do serviço à organização e restauração de todo o povo de Deus.
Assim, somente responderemos fielmente à nossa vocação de servir quando nos tornarmos homens e mulheres em profunda sintonia e comunhão com o Deus da Vida, sem esquecer nem deixar à margem, na luta de cada dia, os pobres e excluídos (cf. At 6,1) que precisam e, por isso, devem ser servidos.
Quantas vezes nos aproximamos de Jesus, mas, sem discernimento, pedimos coisas sem sentido? Quantas coisas desnecessárias, mas que julgamos essenciais, pedimos quando oramos a Deus? É por isso que, a todo instante, faz-se necessário pedir auxílio ao Espírito Santo para que Ele nos ensine a rezar. Até mesmo para orar necessitamos do auxílio e da misericórdia do Pai.
Outro ponto forte desta Palavra é o ensinamento de humildade que Jesus vem nos trazer. Hoje, infelizmente, o mundo nos ensina que devemos sempre estar à frente, sermos os melhores, ter o melhor emprego, receber o mais alto salário, enfim, devemos “ter”. Em meio a isso, devemos agir de forma contrária. Jesus nos pede para sermos os menores, nos pede para não contarmos vantagens sobre o que temos ou sobre quem somos; porém, devemos agir de forma humilde, sempre procurando mais servir do que ser servido, amar mais do que ser amado, perdoar mais do que ser perdoado.
Peçamos que o Senhor nos dê um coração manso e humilde. Que, no dia de hoje, passemos a valorizar as coisas do Alto e não as coisas terrenas. Nossa meta é o céu. Fomos feitos para sermos cidadãos do Reino, e o passaporte para lá é o amor e a humildade. Por isso, humildemente e dobrados, devemos servir aos nossos irmãos e irmãs. Quem ama serve, e quem serve se faz pequeno perante os homens, mas grande diante de Deus.
Que nosso coração possa se abrir mais e mais para amar a Deus no próximo.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso. Pai, transforma-me em servidor dos meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que Vosso amor chegue até eles.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.