1ª Leitura - Cl 1,21-23
Deus vos reconciliou
para vos apresentar como santos, imaculados.
para vos apresentar como santos, imaculados.
Carta de São Paulo aos Colossenses 1,21-23
Irmãos: 21E vós, que outrora éreis estrangeiros
e inimigos pelas manifestas más obras,
22eis que agora Cristo vos reconciliou
pela morte que sofreu no seu corpo mortal,
para vos apresentar como santos, imaculados,
irrepreensíveis diante de si.
23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé,
sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho,
que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu
e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 53,3-4. 6.8 (R. 6a)
R. Quem me protege e me ampara é meu Deus.
3Por vosso nome, salvai-me, Senhor; *
e dai-me a vossa justiça!
4Ó meu Deus, atendei minha prece *
e escutai as palavras que eu digo!R.
6Quem me protege e me ampara é meu Deus; *
é o Senhor quem sustenta minha vida!
8Quero ofertar-vos o meu sacrifício *
de coração e com muita alegria;
quero louvar, ó Senhor, vosso nome, *
quero cantar vosso nome que é bom!R.
Evangelho - Lc 6,1-5
Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,1-5
1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo.
Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas,
debulhando-as com as mãos.
2Então alguns fariseus disseram:
'Por que fazeis
o que não é permitido em dia de sábado?'
3Jesus respondeu-lhes:
'Acaso vós não lestes
o que Davi e seus companheiros fizeram,
quando estavam sentindo fome?
4Davi entrou na casa de Deus,
pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu,
e ainda por cima os deu a seus companheiros.
No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães.'
5E Jesus acrescentou:
'O Filho do Homem é senhor também do sábado.'
Palavra da Salvação.
Reflexão por CNBB - Lc 6, 1-5
É muito fácil a gente ver o que as pessoas estão fazendo e, a partir da aparência dos seus atos e de princípios previamente estabelecidos, emitir os nossos juízos e opiniões. O Evangelho de hoje mostra para nós os erros que podemos incorrer com este tipo de comportamento. Podemos fazer com que Deus se torne o grande opressor da humanidade, porque é um grande ditador e está à espera para punir a todos os que lhe desobedecem e não um Pai amoroso e podemos também deixar de olhar a realidade das pessoas e as suas motivações, que podem modificar profundamente a nossa opinião a respeito delas.
Comentário por :
Santo Agostinho (354-430),
Santo Agostinho (354-430),
bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja
O Génesis em sentido literal, 4, xiii/24-xiv/25
«Recorda-te do dia de sábado, para o santificar» (Ex 20,8)
O Génesis em sentido literal, 4, xiii/24-xiv/25
Agora que estamos no tempo da graça que nos foi revelada, a observância do Sábado, antigamente simbolizada pelo repouso de um único dia, foi abolida para os fiéis. Com efeito, neste tempo de graça, o cristão observa um Sábado perpétuo, se fizer todo o bem que faz na esperança do repouso que há-de vir e se não se gloriar das suas boas obras como se fossem um bem que tivesse por si mesmo, e não de algo que tivesse recebido.
Assim, compreendendo e recebendo o sacramento do baptismo como um Sábado, quer dizer, como o descanso do Senhor no Seu Sepulcro (Rm 6,4), o cristão repousa das suas obras para caminhar, desde então, numa vida nova, reconhecendo que Deus actua nele. Deus é que repousa e age em simultâneo, por um lado concedendo à Sua criatura a gestão que lhe convém e, por outro lado, usufruindo em Si mesmo de uma tranquilidade eterna.
Nem Deus Se cansou ao criar o mundo, nem refez as Suas forças deixando de criar, mas quis, através destas palavras da Sua Escritura [«Deus repousou, no sétimo dia» (Gn 2,2)], convidar-nos a desejar o repouso, dando-nos o mandamento de santificar esse dia.
Assim, compreendendo e recebendo o sacramento do baptismo como um Sábado, quer dizer, como o descanso do Senhor no Seu Sepulcro (Rm 6,4), o cristão repousa das suas obras para caminhar, desde então, numa vida nova, reconhecendo que Deus actua nele. Deus é que repousa e age em simultâneo, por um lado concedendo à Sua criatura a gestão que lhe convém e, por outro lado, usufruindo em Si mesmo de uma tranquilidade eterna.
Nem Deus Se cansou ao criar o mundo, nem refez as Suas forças deixando de criar, mas quis, através destas palavras da Sua Escritura [«Deus repousou, no sétimo dia» (Gn 2,2)], convidar-nos a desejar o repouso, dando-nos o mandamento de santificar esse dia.
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