Pesquisar este blog

7 de novembro de 2010

Todos os Santos e Santas


TODOS OS SANTOS E SANTAS
(branco, glória, creio, prefácio próprio - ofício da solenidade)


Leitura do livro do Apocalipse - Eu João, 2Vi ainda outro anjo subir do oriente; trazia o selo de Deus vivo, e pôs-se a clamar com voz retumbante aos quatro Anjos, aos quais fora dado danificar a terra e o mar, dizendo: 3Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos assinalado os servos de nosso Deus em suas frontes. 4Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel; 9Eu conheço a tua angústia e a tua pobreza - ainda que sejas rico - e também as difamações daqueles que se dizem judeus e não o são; são apenas uma sinagoga de Satanás. 10Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante dez dias. Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida. 11Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte. 12Ao anjo da igreja de Pérgamo, escreve: Eis o que diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes. 13Sei onde habitas: aí se acha o trono de Satanás. Mas tu te apegas firmemente ao meu nome e não renegaste a minha fé, mesmo naqueles dias em que minha fiel testemunha Antipas foi morto entre vós, onde Satanás habita. 14Todavia, tenho alguma coisa contra ti: é que tens aí sequazes da doutrina de Balaão, o qual ensinou Balac a fazer tropeçar os filhos de Israel, para levá-los a comer carne imolada aos ídolos e praticar imundícies. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(23)

REFRÃO: É assim a geração dos que procuram o Senhor.

1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, / o mundo inteiro com os seres que o povoam;/ porque ele a tornou firme sobre os mares / e sobre as águas, a mantém inabalável.-R.

2. "Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?" / "quem tem mãos puras e inocente coração, / quem não dirige sua mente para o crime.-R.

3. Sobre este desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus e salvador". / "É assim a geração dos que o procuram / e do Deus de Israel buscam a face".-R.


Segunda Leitura: 1º João 3, 1-3


Leitura da primeira carta de São João - Caríssimos, 1Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 2Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é. 3E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro. - Palavra do Senhor.


Domingo, dia 07 de Novembro de 2010

32º Domingo do Tempo Comum - Ano C


Trigésimo Segundo Domingo do Tempo Comum (semana IV do saltério)
Hoje a Igreja celebra : Beato Vicente Grossi, presbítero, fundador, +1917, Maria, Medianeira de todas as Graças

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Orígenes : «Sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus»


Evangelho segundo S. Lucas 20,27-38.

Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no: «Mestre, Moisés prescreveu nos que, se morrer um homem deixando a mulher, mas não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva, para dar descendência ao irmão. Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou-se e morreu sem filhos; o segundo, depois o terceiro, casaram com a viúva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram sem deixar filhos. Finalmente, morreu também a mulher. Ora bem, na ressurreição, a qual deles pertencerá a mulher, uma vez que os sete a tiveram por esposa?» Jesus respondeu-lhes: «Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se; mas aqueles que forem julgados dignos da vida futura e da ressurreição dos mortos não se casam, sejam homens ou mulheres, porque já não podem morrer: são semelhantes aos anjos e, sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender no episódio da sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Ele, todos estão vivos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo
Comentário à Carta aos Romanos, 4, 7; PG 14, 985

«Sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus»


No último dia, a morte será vencida. Após o suplício da cruz, a ressurreição de Cristo contém misteriosamente a ressurreição de todo o Corpo de Cristo. Assim como o corpo palpável de Cristo foi crucificado, amortalhado e, de seguida, ressuscitado, assim também todo o Corpo dos santos de Cristo foi crucificado com ele e já não vive em si. Mas quando chegar a ressurreição do verdadeiro Corpo de Cristo, do Seu Corpo total, então os membros de Cristo, agora semelhantes a ossadas ressequidas, serão reunidos articulação por articulação (Ez 37, 1 ss.), cada um encontrando o seu lugar, para que «cheguemos todos ao homem adulto, à medida completa da plenitude de Cristo» (Ef 4, 13). Então, a multidão dos membros será um só corpo porque todos pertencem ao mesmo corpo (Rom 12, 4).


Mais uma brasileira beatificada

beata barbara maix brasileira beatificacao vaticano papa igreja catolica canto da paz ordem franciscana irmas clarissas mosteiro

Igreja no Brasil contará com nova beata neste sábado: a Madre Bárbara Maix

No sábado, 6 de novembro, a Igreja Católica celebra a beatificação da fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix. A Missa celebrada no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre (RS), será transmitida a partir das 13h30 pela TV Canção Nova, e será presidida pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o Arcebispo Angelo Amato.

Segundo a informação transmitida pelo Portal de Notícias da Canção Nova, o processo de beatificação começou em 1993 e teve a autorização do Vaticano publicada em maio deste ano, pelo Papa Bento XVI, através do decreto domilagre devido à intercessão da madre Bárbara Maix.

Quais pecados afastam da Comunhão Eucarística?

primeira eucaristia sacramento comunhao igreja catolica missa canto da paz ordem franciscana irmas clarissas vocacao mosteiro

Paz e bem!

1. A Ceia do Senhor (Eucaristia) é para nós católicos o “espaço” ordinário e normal da nossa pertença eclesial. Exprime claramente o horizonte do encontro cristão e a congregação da comunidade diante do seu Senhor. Quando uma comunidade se reúne para partir o Pão exprime a sua unidade na fé, esperança e caridade. Digo isto para sublinhar que a Eucaristia não é um acto pessoal e devocional mas é sempre a expressão máxima da nossa unidade cristã.


anselmo.blf@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.