Dia: 02/11/2010 Primeira Leitura: Sabedoria 3, 1-9
Comemoração dos finados(Roxo ou preto, prefácio dos mortos-ofício própio)
Leitura do livro de Sabedoria , 1Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. 2Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. 3E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! 4Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, 5e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. 6Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto. 7No dia de sua visita, eles se reanimarão, e correrão como centelhas na palha. 8Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Os que põem sua confiança nele compreenderão a verdade, e os que são fiéis habitarão com ele no amor: porque seus eleitos são dignos de favor e misericórdia. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(41) REFRÃO: A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. 1.Assim como a corça suspira / pelas águas correntes, / suspira igualmente minha alma / por vós, ó meu Deus!-R. 2.A minha alma tem sede de Deus / e deseja o Deus vivo. / Quando terei a alegria de ver / a face de Deus?-R. 3.Peregrino e feliz caminhando / para a casa de Deus, / entre gritos,louvor e alegria / da multidão jubilosa.-R. 4.Enviai vossa luz, vossa verdade: / eles serão o meu guia; / que me levem ao vosso monte santo, / até a vossa morada!-R. 5.Então irei aos altares do Senhor, / Deus da minha alegria. / Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, / meu Senhor e meu Deus!-R. 6.Por que te entristeces, minha alma, / a gemer no meu peito? / Espera em Deus! Louvarei novamente / o meu Deus salvador!-R.
Segunda Leitura: Apocalipse 21, 1-7
Leitura do livro do Apocalipse de São João, 1Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. 2Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. 3Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.4Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição. 5Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Èmega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva. 7O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. - Palavra do Senhor.
|
Terça-feira, dia 02 de Novembro de 2010
Fiéis Defuntos
Comemoração de todos os Fiéis Defuntos
Hoje a Igreja celebra : Comemoração dos Fiéis Defuntos
Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : «Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos»
Evangelho segundo S. Mateus 11,25-30.
Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isso foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.» «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»
Da Bíblia Sagrada
Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (África do Norte) e Doutor da Igreja
Confissões, I, 1-5 (a partir da trad. cf breviário)
«Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos»
«O Senhor é grande e digno de todo o louvor» (Sl 144, 3). «Grande e poderoso é o nosso Deus; a Sua sabedoria não tem limites» (Sl 146, 5), e no entanto o homem, uma pequena parcela da criação, quer louvar-Vos, esse homem que carrega a própria mortalidade, que arrasta consigo o testemunho do seu pecado e que reconhece que «Deus Se opõe aos soberbos, mas dá a Sua graça aos humildes» (Tg 4, 6). No entanto, parcela que é da Vossa criação, quer louvar-Vos. Vós o levais a procurar alegria no elogio que Vos faz, porque nos criastes para Vós, e o nosso coração vive sem repouso enquanto não repousar em Vós [...].
«Louvarão o Senhor, os que O procuram» (Sl 21,27). Os que O procuram encontrá-l'O-ão, e os que O encontram, louvá-l'O-ão. Que eu Vos procure então, Senhor, invocando-Vos, e que eu Vos invoque, crendo em Vós! Porque nos fostes revelado pela pregação. Senhor, invoca-Vos essa fé que me destes, a fé que me inspirastes por intermédio da humanidade de Vosso Filho, pelo ministério do Vosso pregador. E como invocarei eu o Meu Deus, Meu Deus e Meu Senhor? Ao invocá-l'O, invoco-O dentro de mim. E que lugar haverá dentro de mim para onde o meu Deus possa vir, este Deus que «criou os céus e a terra» (Gn 1, 1) ? Pois será possível haver em mim, Senhor meu Deus, alguma coisa que Vos possa conter? Será possível que os céus e a terra que criastes, e nos quais me criastes, Vos contenham ? [...] Se existo, poderei então pedir-Vos para virdes até mim, já que eu que não existiria se em mim Vós não habitásseis?
Poderei eu desejar repousar em vós? Poderei eu pedir para virdes ao meu coração, e que o inebrieis com a Vossa presença, para eu esquecer os meus males e Vos abraçar, a Vós, meu único bem? Quem sois para mim? Tende piedade de mim, para que eu possa falar. Quem sou eu a Vossos olhos, para que me ordeneis que Vos ame ? [...] Na Vossa misericórdia, Senhor meu Deus, dizei-me Quem sois para mim. «Diz à minha alma: «Eu sou a tua salvação».» (Sl 34, 3). Dizei-o; que eu Vos ouça. Vede como os ouvidos do meu coração estão à escuta. Abri-os, Senhor, fazei que eles Vos ouçam: «Eu sou a tua salvação». Correrei após estas palavras e alcançar-Vos-ei, por fim.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário