Pesquisar este blog

12 de outubro de 2010


Dia: 12/10/2010
Primeira Leitura: Ester 5, 1-2; 7, 2-3

NOSSA SENHORA APARECIDA PADROEIRA DO BRASIL(branco, glória, creio, pref. próprio - ofício da solenidade)

Leitura do livro de Ester - 
1Três dias depois Ester se revestiu de seus trajes reais e se apresentou na câmara interior do palácio, diante do aposento real, onde estava o rei sentado sobre seu trono, diante da porta de entrada do edifício. 2Logo que o rei viu a rainha Ester no átrio, esta conquistou suas boas graças, de sorte que ele estendeu o cetro de ouro que tinha na mão. E Ester se aproximou para tocá-lo. 2No segundo dia, bebendo vinho, disse ainda o rei a Ester: Qual é teu pedido, rainha Ester? Será atendido. Que é que desejas? Fosse mesmo a metade de meu reino, tu obterias. 3A rainha respondeu: Se achei graça a teus olhos, ó rei, e se ao rei lhe parecer bem, concede-me a vida, eis o meu pedido; salva meu povo, eis o meu desejo. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(44)

REFRÃO: Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / que o rei se encante com vossa beleza!
1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ "Esqueceis vosso povo e a casa paterna! / Que o rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! -R.
2. O povo de Tiro vos traz seus presentes, / os grandes do povo vos pedem favores. / Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocado de ouro. -R.
3. Em vestes vistosas ao rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo; / entre cantos de festa e com grande alegria,/ingressam, então, no palácio real". -R.

Segunda Leitura: Apocalipse 12, 1.5.13.15-16


Leitura do livro do Apocalipse de São João - 1Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. 5Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono. 13O Dragão, vendo que fora precipitado na terra, perseguiu a Mulher que dera à luz o Menino. 15A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir. 16A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara. - Palavra do Senhor.

Nossa Senhora Aparecida

Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São João da Cruz : 
«Deus fez também o interior [...] e para vós tudo ficará limpo»

Evangelho segundo S. Lucas 11,37-41.

Mal Jesus tinha acabado de falar, um fariseu convidou-o para almoçar na sua casa; Ele entrou e pôs-se à mesa. O fariseu admirou-se de que Ele não se tivesse lavado antes da refeição. O Senhor disse-lhe: «Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que possuís, e para vós tudo ficará limpo. 


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São João da Cruz (1542-1591) Carmelita, Doutor da Igreja
Ditos de luz e amor, n.º 26 in OC, edições Carmelo 2005, p. 88
«Deus fez também o interior [...] e para vós tudo ficará limpo»


Oração da Alma Enamorada


Senhor Deus, Amado da minha alma!
Se ainda Vos recordais dos meus pecados para não me fazeres o que vos tenho andado a pedir, fazei neles, meu Deus, a Vossa vontade, pois é o que eu mais quero; fazei sentir a Vossa bondade e misericórdia e neles sereis reconhecido.


E se estais à espera das minhas obras para atenderdes o meu pedido, dai-mas Vós e realizai-as por mim, bem como as penas que quiserdes aceitar, e faça-se. [...]


Quem  se poderá livrar destes modos e baixos termos se não sois Vós, meu Deus, a erguê-lo para Vós em pureza de amor? Como se elevará até vós o homem gerado e criado em baixezas, se não sois Vós, Senhor, a deitar-lhe a mão com que o fizestes?


Meu Deus, não me ireis roubar o que me destes um dia no vosso único Filho, Jesus Cristo, no qual me destes tudo quanto quero; por isso, espero e confio em que não tardarás.


E porquê tanta demora, se já podes amar a Deus no teu coração?


Os céus são meus e a terra é minha. Os povos são meus; meus sãos os justos e os pecadores. Os anjos são meus, a mãe de Deus é minha, e minhas são todas as coisas. O próprio Deus é meu e para mim, e minhas são todas as coisas. O próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim (cf 1Cor 3, 22-23). Então, que pedes e procuras alma minha? Tudo isto é teu e para ti. Não te rebaixes nem olhes às migalhas que caem da mesa do teu Pai.


Sai para fora e gloria-te na tua glória; esconde-te nela e goza, pois alcançarás o que o teu coração deseja.





Gerir o seu abono directamente carregando 
AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.