Pesquisar este blog

2 de maio de 2014

Missa do Papa em Santa MartaImpressão

02/05/2014
Em sua homilia na Santa Missa na sexta, 2 de maio de Francisco Papa refletiu sobre Leituras do dia dos Atos dos Apóstolos (5:34-42) e no Evangelho de João (6:1-15). Sua reflexão focada em três ícones que retratam as Leituras: A alegria dos mártires cristãos, o amor de Jesus para as pessoas, ea hipocrisia dos líderes religiosos com toda a sua manobra política.
Refletindo sobre a presença de mártires cristãos no mundo de hoje, o Papa Francisco disse: "Hoje há muitos mártires []: considerar que em vários países você é enviado para a prisão apenas para levar o Evangelho! Você não pode usar uma cruz, eles vão fazer você pagar uma multa! Mas o seu coração está alegre ". O Papa observou que o ícone de "a alegria do testemunho" une os apóstolos com os mártires de hoje. Na verdade, disse ele, que lemos nas Escrituras que quando os apóstolos foram presos e espancados, eles foram, no entanto, cheio de alegria por ter dado testemunho ao Senhor.
No Evangelho, o evangelista João narra que "uma grande multidão" seguiram Jesus "porque via os sinais que operava sobre os que se achavam enfermos, que estavam possuídos". No entanto, eles também seguiu a fim de ouvi-lo, "porque as pessoas diziam dele: esse homem fala com autoridade! Não é como os outros, os doutores da lei, os saduceus, todas estas pessoas que falam, mas sem autoridade ". O último "não falou poderosamente como Jesus ... poderosamente, não porque Jesus clamou: ele era forte em sua mansidão, no seu amor, ele era forte no olhar" com que "viu a gente com grande amor". Por força é o amor: esta é a autoridade de Jesus e é por isso que "o povo o seguia."
O Papa observou que passagem do Evangelho do dia mostra "como Jesus ama o povo" e "pensa sobre a fome do povo:" As pessoas que estão aqui estão com fome, como é que vamos para alimentá-los "Jesus" fala, prega, ama, acompanha, se move junto com as pessoas ", disse o pontífice. Ele é "manso e humilde". De fato, "quando as pessoas, apanhados no entusiasmo de ver uma pessoa tão boa, que fala com autoridade e os ama tanto, que queria fazê-lo rei, ele pára-los. E ele diz-lhes: não, não é isso! E ele vai embora ". Desta forma, Jesus realmente ajudou as pessoas.
Papa Francisco, em seguida, mudou-se para primeiro dia de leitura tirada dos Atos dos Apóstolos, que retrata os discípulos no meio de "problemas com o Sinédrio, quando os saduceus levá-los em custódia após a cura de uma pessoa doente". Após a cura ", o sumo sacerdote, com os seus apoiantes, ou seja, a seita dos saduceus, que estavam cheios de inveja, capturou os Apóstolos e os jogou na prisão pública." No entanto, o Papa acrescentou: "sabemos que o anjo permitiu aos Apóstolos para escapar da prisão"; e imediatamente foram para ensinar no templo. A reação do sumo sacerdote e seu partido neste momento é trazer os apóstolos perante o Sinédrio.
O Papa disse: "Eu gostaria de refletir um pouco sobre esta frase: cheio de ciúme. A estavam cheios de inveja, porque "eles não podiam tolerar as pessoas que seguem Jesus. Eles não podiam respeitar isso "e é por isso que" eles ficaram com inveja ". É uma atitude feia, o Papa disse: para jone passa de ciúme à inveja.
E, no entanto, continuou ele, "essas pessoas sabiam bem quem era Jesus, eles sabiam", porque "eles eram as mesmas pessoas que tinham pago os guardas para dizer que os apóstolos tinham roubado o corpo de Jesus. Eles pagaram para silenciar a verdade. " E "quando pagamos para esconder a verdade, estamos envolvidos em um grande mal". As pessoas também sabia quem eram essas pessoas e não segui-los. Pelo contrário, "eles tolerado eles, porque eles tinham autoridade: a autoridade sobre adoração, autoridade sobre a disciplina eclesiástica, no momento, a autoridade sobre as pessoas."
"O povo seguiu Jesus", que disse claramente que quem está no poder que eles estavam "colocando fardos opressivos sobre os fiéis." O poderoso não toleram a mansidão de Jesus, eles não toleram a mansidão do Evangelho, que não toleram o amor e eles finalmente pagar [para silenciar a verdade] por inveja, de ódio.
Devemos comparar esses dois ícones, o Papa comentou. O ícone de Jesus, que sentiu compaixão para o povo; para que o Evangelho diz que ele olhou para o povo "como ovelhas sem pastor"; eo ícone de "essas outras pessoas com a sua manobra política, com suas manobras eclesiástica para dominar o povo".
Vemos esta atitude repetida nos Actos dos Apóstolos, explicou o Papa. "Quando tinha chamado os apóstolos, açoitaram-nos e mandaram que não falar o nome de Jesus, e deixá-los ir." Em suma, o Papa observou que "eles tinham que fazer alguma coisa" e então eles decidiram "vamos dar-lhes uma boa surra e depois enviá-los para casa!".
Eles cometeram uma injustiça, porque eles se consideravam "donos das consciências" e "eles sentiram que tinham o poder de fazê-lo". Papa Francis acrescentou: "hoje, também, há muitas pessoas assim no mundo".
O Papa então confidenciou que chorou com a notícia de "cristãos que foram crucificados em um determinado país não-cristão". Ele afirmou que "ainda hoje há pessoas que matam e perseguem outros em nome de Deus". No entanto, "hoje há também pessoas" que, com a mesma atitude que os Apóstolos, "deixam a presença do conselho, regozijando-se de que eles são considerados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus".
Isso, segundo ele, é de hoje "terceiro ícone": "a alegria de testemunhar". É o ícone de cristãos que dizem: "Nós temos dado testemunho de Jesus, regozijamo-nos de que temos sido considerados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus".
Estes três ícones devem ser considerados com atenção, disse o Papa, uma vez que dizem respeito à questão central da "história da salvação". Papa Francis concluiu sua homilia, mais uma vez, estabelecendo esses três ícones: "Jesus com as pessoas"; "A hipocrisia dos líderes religiosos das pessoas que presos do povo com tantos mandamentos, com frio legalidade, duro; e que também pagou para esconder a verdade "; ea "alegria dos mártires cristãos, a alegria de tantos dos nossos irmãos e irmãs ao longo da história que se sentiram essa alegria, essa alegria por ter sido considerados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.