Pesquisar este blog

30 de abril de 2014

Na Audiência Geral papa Francisco retoma sua reflexão sobre os dons do Espírito Santo

30/04/2014
Entendimento é o dom do Espírito Santo que nos permite reconhecer o Senhor que caminha conosco e nos permite entender as coisas "com a mente de Deus". Tendo começado uma nova série de catequeses sobre os dons do Espírito Santo, no 9 de abril quarta-feira Audiência Geral, com uma reflexão sobre o dom da sabedoria, o Papa dedicou a sua catequese. Francisco, esta manhã, 30 de abril, para o segundo dom do Espírito Santo , ou seja, a compreensão. O seguinte é uma tradução de catequese do Papa, que foi entregue em italiano.
Queridos irmãos e irmãs,
Bom dia.
Depois de ter considerado a sabedoria como o primeiro dos sete dons do Espírito Santo, hoje eu gostaria de focar o segundo presente, ou seja, a compreensão . Nós não estamos lidando aqui com a compreensão humana, com a capacidade intelectual com a qual pode ser mais ou menos dotados. Pelo contrário, é uma graça que só o Espírito Santo pode infundir e que desperta no cristão a capacidade de ir além da aparência exterior da realidade e para sondar as profundezas dos pensamentos de Deus e seu plano de salvação .
O apóstolo Paulo, dirigindo-se à comunidade de Corinto, descreve bem os efeitos desse presente - isto é, o que o dom do entendimento faz em nós - e Paulo diz o seguinte: "O que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem o coração do homem concebeu o que Deus preparou para aqueles que o amam, Deus revelou a nós por meio do Espírito "(1 Coríntios 2:9-10). Isto, obviamente, não quer dizer que um cristão pode compreender todas as coisas e ter pleno conhecimento dos desígnios de Deus: tudo isso espera para ser revelado em toda a sua clareza, uma vez que estão à vista de Deus e são verdadeiramente um com ele. No entanto, como a própria palavra sugere, compreensão nos permite " intus legere ", ou seja," para ler interiormente ": este presente nos permite entender as coisas como Deus as entende, com a mente de Deus. Para se pode compreender uma situação com a compreensão humana, com a prudência, e isso é bom. Mas, para compreender uma situação em profundidade, como Deus entende, é o efeito deste dom. E Jesus quis nos enviar o Espírito Santo para que nós pudéssemos ter este dom, para que todos nós pode entender as coisas como Deus as entende, com a mente de Deus. O que um belo presente que o Senhor nos deu. É o dom com o qual o Espírito Santo nos introduz na intimidade com Deus e nos torna participantes no plano de amor que ele tem para nós.
É claro, então, que o dom da compreensão é intimamente ligada à fé . Quando o Espírito Santo habita em nossos corações e ilumina nossas mentes, ele nos faz crescer dia a dia noentendimento do que o Senhor tem dito e feito . O próprio Jesus disse a seus discípulos: Eu vos enviarei o Espírito Santo e ele permitirá que você entenda tudo o que vos tenho ensinado.Para entender os ensinamentos de Jesus, para entender a sua Palavra, para entender o Evangelho, para entender a Palavra de Deus. Pode-se ler o Evangelho e entender alguma coisa, mas se lermos o Evangelho com este dom do Espírito Santo, podemos entender as profundezas da palavra de Deus. E este é um grande presente, um grande presente para a qual todos nós devemos perguntar e perguntar juntos: Dá-nos, Senhor, o dom do entendimento.
Há um episódio no Evangelho de Lucas, que apropriadamente expressa as profundidades e poder deste dom. Depois de testemunhar a morte na cruz e sepultamento de Jesus, dois dos seus discípulos, decepcionado e enlutada, deixar Jerusalém e regressar à sua aldeia chamada Emaús. Como eles estão em seu caminho, Jesus ressuscitado se aproxima e começa a falar com eles, mas os seus olhos, velado de tristeza e desespero, são incapazes de reconhecê-lo.Jesus caminha com eles, mas eles são tão tristes, de tal desespero, que não reconhecê-lo.Quando, porém, o Senhor explica as Escrituras para eles para que eles possam entender que ele tinha que sofrer e morrer, para depois subir novamente, suas mentes são abertas e esperança se reacendeu em seus corações (cf. Lc 24:13-27 ). E é isso que o Espírito Santo faz conosco: ele abre a nossa mente, abre-nos a compreender melhor, a entender melhor as coisas de Deus, as coisas humanas, situações, todas as coisas. O dom do entendimento é importante para a nossa vida cristã. Peçamos a ele do Senhor, que ele pode nos dar, que ele pode nos dar tudo isso de presente para entender as coisas que acontecem, como ele entende-los e compreender, acima de tudo, a Palavra de Deus no Evangelho. Obrigado.
Grupos Especiais
Saúdo todos os peregrinos de língua Inglês participando de Audiência de hoje, incluindo os de Inglaterra, Irlanda, Finlândia, Noruega, Filipinas, Taiwan, Malásia, Uganda, África do Sul, Canadá e Estados Unidos. Sobre todos vós e sobre as vossas famílias, invoco a alegria ea paz do Senhor ressuscitado. Deus abençoe a todos!
Dirijo um pensamento especial para os jovens , para os doentes e recém-casados ​​. Ontem celebramos a festa litúrgica de Santa Catarina de Siena, padroeira da Itália e da Europa.Queridos jovens , você pode aprender com ela a viver com uma consciência recta de alguém que não dá para compromisso humano. Caro doente , podem lhe ser inspirados por seu exemplo de força em momentos de maior sofrimento. E que vós, queridos recém-casados ​​, imitar a firmeza da fé daqueles que confiam em Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.