Pesquisar este blog

12 de janeiro de 2013

Jesus é a Aliança de Deus entre o Antigo e o Novo Testamento !


Dia: 12/01/2013
Primeira Leitura: 1º João 5, 14-21

SEMANA DA EPIFANIA
(branco, pref. da Epifania ou do Natal - ofício do dia)

Leitura da primeira carta de são João - Caríssimos, 14A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, ele nos atenderá. 15E se sabemos que ele nos atende em tudo quanto lhe pedirmos, sabemos daí que já recebemos o que pedimos. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este. 17Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte. 18Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca.19Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.20Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos! - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(149)

REFRÃO:  O Senhor ama seu povo, de verdade.

1.
 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembléia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei! -R.

2.
 Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes. -R.

3. 
Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos. -R.

Evangelho: João 3, 22-30


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 22Em seguida, foi Jesus com os seus discípulos para os campos da Judéia, e ali se deteve com eles, e batizava. 23Também João batizava em Enon, perto de Salim, porque havia ali muita água, e muitos vinham e eram batizados. 24Pois João ainda não tinha sido lançado no cárcere. 25Ora, surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu, a respeito da purificação. 26Foram e disseram-lhe: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, de quem tu deste testemunho, ei-lo que está batizando e todos vão ter com ele... 27João replicou: Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu. 28Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante dele. 29Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, porém, que está presente e o ouve, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa. 30Importa que ele cresça e que eu diminua. - Palavra da salvação.
Reflexão - Jo 3, 22-30
A missão de Jesus não significa uma 

oposição ou uma concorrência 

com a missão de João Batista, antes a sua 

continuidade e o seu 

complemento. Assim é que devemos 

compreender a Igreja de hoje 

como uma Igreja Ministerial, na qual os 

diferentes ministérios não 

significam uma oposição entre si ou uma 

concorrência entre eles, 

relevando uma hierarquia entre os diferentes 

ministérios da Igreja, 

mas sim uma continuidade da missão do 

próprio Cristo e como 

realidades que se complementam na única e 

permanente missão da 

Igreja que é a evangelização, e isso só é 

possível quando buscamos 

criar uma verdadeira comunhão dentro da 

Igreja, como havia entre 

Jesus e João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.