Pesquisar este blog

8 de junho de 2012

Jesus O Mestre



Dia: 08/06/2012
Primeira Leitura: 2º Timóteo 3, 10-17

IX SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia )

Leitura da segunda carta de são Paulo a Timótio - Caríssimo, 10Tu, pelo contrário, te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância, 11nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor. 12Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição. 13Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, sedutores e seduzidos.14Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. 15E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.17Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(118)

REFRÃO: Os que amam vossa lei têm grande paz!
1. Apesar do número dos que me perseguem e oprimem, não me aparto em nada de vossos preceitos. - R.
2. O sumário da vossa palavra é a verdade, eternos são os decretos de vossa justiça. Perseguem-me sem razão os poderosos; meu coração só reverencia vossas palavras. - R.
3. Grande paz têm aqueles que amam vossa lei: não há para eles nada que os perturbe. Espero, Senhor, o vosso auxílio, e cumpro os vossos mandamentos. - R.
4. Guardo os vossos preceitos e as vossas ordens, porque ante vossos olhos está minha vida inteira. - R.


Evangelho: Marcos 12, 35-37


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo,35Continuava Jesus a ensinar no templo e propôs esta questão: Como dizem os escribas que Cristo é o filho de Davi? 36Pois o mesmo Davi diz, inspirado pelo Espírito Santo: Disse o Senhor a meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos sob os teus pés (Sal 109,1). 37Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho? E a grande multidão ouvia-o com satisfação. - Palavra da salvação.
Reflexão - Mc 12, 35-37
A multidão que escutava Jesus nos deixa um grande exemplo: escutava Jesus com prazer. Nós somos convidados a conhecer cada vez mais e melhor quem é Jesus, contemplá-lo a cada dia e a penetrarmos no seu mistério. Isto para nós, antes de ser uma tarefa a ser desempenhada, deve ser causa de grande alegria por termos a oportunidade de participar da vida de Jesus, da sua intimidade, de poder entrar, conduzidos pela graça, no seu mistério e viver em profunda comunhão com ele. Conhecer Jesus deve ser uma fonte inesgotável de prazer para todos nós, um prazer muito maior do que teve a multidão ao escutá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.