Pesquisar este blog

5 de janeiro de 2012

«Vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo»




5 de janeiro de 2012
1ª Leitura - 1Jo 3,11-21
Passamos da morte para a vida,
porque amamos os irmãos.
Leitura da Primeira Carta de São João 3,11-21
Caríssimos:11Esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, 12não como Caim,que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. 13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte. 15Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicidaconserva a vida eterna dentro de si. 16Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele? 18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!19Aí está o critério para saber que somos da verdadee para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus.Palavra do Senhor
Salmo - Sl 99 (100), 2. 3. 4. 5 (R.2a)
R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, +servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos!R. 
3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, +Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho.R. 
4Entrai por suas portas dando graças, +e em seus átrios com hinos de louvor; *dai-lhe graças, seu nome bendizei!R. 
5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, +sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente!R.
Evangelho - Jo 1,43-51
Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1,43-51
Naquele tempo:43Jesus decidiu partir para a Galiléia.Encontrou Filipe e disse:'Segue-me'.44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse:'Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei,e também os profetas:Jesus de Nazaré, o filho de José'.46Natanael disse:'De Nazaré pode sair coisa boa?'Filipe respondeu: 'Vem ver!'47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou:'Aí vem um israelita de verdade,um homem sem falsidade'.48Natanael perguntou: 'De onde me conheces?'Jesus respondeu:'Antes que Filipe te chamasse,enquanto estavas debaixo da figueira,eu te vi'.49Natanael respondeu:'Rabi, tu és o Filho de Deus,tu és o Rei de Israel'.50Jesus disse: 'Tu crês porque te disse:Eu te vi debaixo da figueira?Coisas maiores que esta verás!'51E Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo:Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendosobre o Filho do Homem.'Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

São Nersès Snorhali (1102-1173), patriarca arménio 
Jesus, Filho único do Pai, 85-95 
«Vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo»
Tu chamaste bem-amado a Jacob, o filho mais novo de Isaac e de Rebeca, Senhor; Tu lhe mudaste o nome para Israel (Gn 32,29). Tu lhe revelaste o futuro, mostrando-lhe a escada que une a terra ao céu: no topo estava Deus, com os olhos fixos no mundo, e pela escada subiam e desciam os anjos. [...] Era o símbolo do grande mistério, como diziam os homens que o Espírito iluminava. [...]


Também eu, para o bem, sou o filho mais novo. Para o mal, seguramente sou um homem maduro, como o filho mais velho, Esaú [...]: vendi o meu tesouro para satisfazer a minha cobiça (Gn 25,33) e apaguei o meu nome do Livro da Vida onde estão inscritos nos céus os primeiros abençoados (Sl 68,29).


Suplico-Te, ó Luz do alto, Príncipe dos corações de fogo. Que também para mim estejam abertas as portas do céu, como o estiveram outrora para Israel. Pela Tua graça, faz subir a minha alma caída pela escada de luz, sinal misterioso dado aos homens do seu regresso da terra ao céu. Pelo engano do Maligno, perdi a unção perfumada do Teu espírito; digna-Te ungir de novo a minha cabeça com a Tua direita protectora. Eu não Te resisto, ó poderoso, num corpo a corpo como Jacob (Gn 32,25), porque não sou senão fraqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.