Pesquisar este blog

23 de fevereiro de 2011

Quem não é contra nós, é por nós.


Quarta-feira, dia 23 de Fevereiro de 2011

Quarta-feira da 7ª semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : S. Policarpo, bispo, mártir, +155
 
,  Beata Rafaela Ibarra, leiga, fundadora, +1900
 


Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Pio XII: «Quisemos impedi-lo porque não nos segue» 
 


SÃO POLICARPO BISPO E MÁRTIR
(vermelho, pref. dos pastores ou mártires - ofício da memória)

Leitura do livro do Eclésiastico - 12A sabedoria inspira a vida aos seus filhos, ela toma sob a sua proteção aqueles que a procuram; ela os precede no caminho da justiça. 13Aquele que a ama, ama a vida; aqueles que velam para encontrá-la sentirão sua doçura. 14Aqueles que a possuem terão a vida como herança, e Deus abençoará todo o lugar onde ele entrar. 15Aqueles que a servem serão obedientes ao Santo; aqueles que a amam serão amados por Deus. 16Aquele que a ouve julgará as nações; aquele que é atento em contemplá-la permanecerá seguro. 17Quem nela põe sua confiança tê-la-á como herança e sua posteridade a possuirá, 18pois na provação ela anda com ele, e escolhe-o em primeiro lugar. 19Ela traz-lhe o temor, o pavor e a aprovação. Ela o atormenta com sua penosa disciplina, até que, tendo-o experimentado nos seus pensamentos, ela possa confiar nele. 20Então ela o porá firme, voltará a ele em linha reta. Ela o cumula de alegria, 21desvenda-lhe seus segredos e enriquece-o com tesouros de ciência, de inteligência e de justiça. 22Porém, se ele se transviar, ela o abandonará, e o entregará às mãos do seu inimigo. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(118)

REFRÃO: Os que amam vossa lei têm grande paz!

1- Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.R.
2- Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; * os meus caminhos estão todos ante vós.R.
3- Que prorrompam os meus lábios em canções, * pois me fizestes conhecer vossa vontade!R.
4- Desejo a vossa salvação ardentemente * e encontro em vossa lei minhas delícias!R.
5- Possa eu viver e para sempre vos louvar; * e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!R.

Evangelho segundo S. Marcos 9,38-40.

Disse-lhe João: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome, alguém que não nos segue, e quisemos impedi-lo porque não nos segue.» Jesus disse-lhes: «Não o impeçais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim. Quem não é contra nós é por nós. 


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Pio XII, papa entre 1939 e 1958
Encíclica «Mystici Corporis Christi», nº 94

«Quisemos impedi-lo porque não nos segue»


Imitemos a vastidão daquele amor do próprio Jesus, modelo supremo de amor pela Igreja. É certo que esposa de Cristo é só a Igreja; contudo, o amor do divino Esposo é tão vasto que a ninguém exclui e, na Sua esposa, abraça a todo o género humano; pois que o Salvador derramou o Seu sangue na cruz para conciliar com Deus a todos os homens de todas as nações e estirpes, e para os reunir num só corpo. Por conseguinte, o verdadeiro amor da Igreja exige, não só que sejamos todos no mesmo corpo membros uns dos outros, cheios de mútua solicitude (cf. R m 12, 5; 1Cor 12, 25), membros que se alegrem com os que se alegram e sofram com os que sofrem (cf. lCor 12, 26), mas que também nos outros homens, ainda não incorporados connosco na Igreja, reconheçamos outros tantos irmãos de Jesus Cristo segundo a carne, chamados como nós para a mesma salvação eterna.


É verdade que hoje não faltam – e é um grande mal – os que vão exaltando a rivalidade, o ódio, o rancor, como coisas que elevam e nobilitam a dignidade e o valor do homem. Nós, porém, que magoados vemos os funestos frutos de tal doutrina, sigamos o nosso Rei pacífico, que nos ensinou a amar os que não são da mesma nação ou mesma estirpe (cf. Lc 10, 33-37) e até os próprios inimigos (cf. Lc 6, 27-35; Mt 5, 44-48). Nós, compenetrados dos suavíssimos sentimentos do Apóstolo das gentes, com ele cantemos o comprimento, a largura, a sublimidade, a profundeza da caridade de Cristo (cf. Ef 3, 18), que nem a diversidade de nacionalidade, ou de costumes pode quebrar, nem a vastidão imensa do oceano diminuir, nem as guerras, justas ou injustas, arrefecer.

Mc 9, 38-40 Uma das maiores dificuldades que podemos encontrar para a compreensão da ação divina no mundo encontra-se no fato de querermos submetê-la aos nossos critérios de inteligibilidade, principalmente no que diz respeito à religião institucional. O que acontece é que muitas vezes o agir divino fica vinculado a critérios meramente humanos ou a ritualismos que estão mais para prática de magia, alquimia e bruxaria do que para um relacionamento filial, de confiança e entrega. Outras vezes, esse agir divino é condicionado ao cumprimento de princípios legais que determinam se Deus pode agir ou não. Devemos nos lembrar que o Senhor é Deus e não nós.




Gerir o seu abono directamente carregando clique aqui
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.