Pesquisar este blog

11 de fevereiro de 2011

Ouvísseis hoje a sua voz


Sexta-feira, dia 11 de Fevereiro de 2011


Sexta-feira da 5ª semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora de Lourdes


Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Papa Bento XVI: «Oxalá ouvísseis hoje a Sua voz» (Sl 94,7)


V SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro do Gênesis - 1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?" 2A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais." 4"Oh, não! à tornou a serpente à vós não morrereis! 5Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal." 6A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.7Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si. 8E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(31)

REFRÃO: Felizes aquele cuja falta é perdoada.
1. De Davi. Hino. Feliz aquele cuja iniqüidade foi perdoada, cujo pecado foi absolvido. Feliz o homem a quem o Senhor não argúi de falta, e em cujo coração não há dolo. - R.
2. Então eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa. Disse: Sim, vou confessar ao Senhor a minha iniqüidade. E vós perdoastes a pena do meu pecado. - R.
3. Assim também todo fiel recorrerá a vós, no momento da necessidade. Quando transbordarem muitas águas, elas não chegarão até ele. - R.
4. Vós sois meu asilo, das angústias me preservareis e me envolvereis na alegria de minha salvação. - R.
Evangelho segundo S. Marcos 7,31-37.

Tornando a sair da região de Tiro, veio por Sídon para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-lhe um surdo tartamudo e rogaram-lhe que impusesse as mãos sobre ele. Afastando-se com ele da multidão, Jesus meteu-lhe os dedos nos ouvidos e fez saliva com que lhe tocou a língua. Erguendo depois os olhos ao céu, suspirou dizendo: «Effathá», que quer dizer «abre-te.» Logo os ouvidos se lhe abriram, soltou-se a prisão da língua e falava correctamente. Jesus mandou-lhes que a ninguém revelassem o sucedido; mas quanto mais lho recomendava, mais eles o apregoavam. No auge do assombro, diziam: «Faz tudo bem feito: faz ouvir os surdos e falar os mudos.» 


Da Bíblia Sagrada


Reflexão:


Mc 7, 31-37 A comunicação é fundamental para que a pessoa possa viver em sociedade, e quem tem dificuldades para se comunicar pode facilmente ser excluído da comunidade à qual pertence. Quando vemos Jesus curar o surdo-mudo, ele não está simplesmente resolvendo o problema de saúde de alguém, mas está criando condições para que essa pessoa possa ser integrada na comunidade em que vive, possa também discutir os seus valores e deixar de ser uma pessoa com dependência, mas ser protagonista da sua história e da sua própria vida, portanto os benefícios que Jesus propicia ao surdo mudo vai muito além da simples cura.

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Papa Bento XVI
Discurso aos seminaristas 17/02/2007 (trad. ©  libreria Editrice Vaticana)

«Oxalá ouvísseis hoje a Sua voz» (Sl 94,7)


Como podemos discernir a voz de Deus entre as mil vozes que ouvimos todos os dias neste nosso mundo? Diria: Deus fala connosco de modos muito diferentes. Fala através de outras pessoas, através dos amigos, dos pais, do pároco, dos sacerdotes. [...] Fala por meio dos acontecimentos da nossa vida, nos quais podemos discernir um gesto de Deus; fala também através da natureza, da criação, e fala, naturalmente e sobretudo, na Sua Palavra, na Sagrada Escritura, lida na comunhão da Igreja e pessoalmente em diálogo com Deus.


É importante ler a Sagrada Escritura, por um lado de modo muito pessoal, e realmente, como diz São Paulo, não como palavra de um homem ou como um documento do passado, como lemos Homero ou Virgílio, mas como uma Palavra de Deus que é sempre actual e fala comigo; aprender a ouvir um texto, que é historicamente do passado mas que é a Palavra viva de Deus, ou seja, entrar em oração, e assim fazer da leitura da Sagrada Escritura um diálogo com Deus.


Santo Agostinho, nas suas homilias, diz com frequência: «Bati várias vezes à porta desta Palavra, até que pude compreender o que o próprio Deus me dizia»; por um lado, esta leitura muito pessoal, este diálogo pessoal com Deus, no qual procuro o que o Senhor me diz; e, juntamente com esta leitura pessoal, é muito importante a leitura comunitária, porque o sujeito vivo da Sagrada Escritura é o Povo de Deus, é a Igreja.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI



"Senhor, vós sois fiel mesmo quando falhamos. Ajudai-nos a permanecer sempre fiel a vós e a não nos abatermos quando encontramos dificuldades. Que possamos viver em vossa presença e estarmos prontos a encontrar-Vos quando nos chamardes no dia do julgamento". 





Fazer uma pausa para oração, nunca é demais!
"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça.

No sucesso, verificamos a 
QUANTIDADE e, na desgraça, a QUALIDADE."

Eu estou procurando doze pessoas que têm feito parte de minha vida e que eu penso que gostariam de participar. Espero ter escolhido as 12 certas.
Por favor, mande isto de volta para mim. (Você saberá o motivo)...
Caso alguém não saiba, Santa Tereza é conhecida como a Santa das pequenas coisas ou das pequenas flores. Significa que ela acreditava em fazer as pequenas coisas da vida bem e com muito amor.

Ela também é a padroeira dos cultivadores de flores e dos floristas..
Ela é representada por rosas.

Quem receber esta mensagem será abençoado.
A Prece de Santa Tereza não deve ser deletada.


Lembre-se de pedir uma graça antes de ler a oração.

É tudo o que você tem que fazer. Não há nada anexado. 

Apenas envie isto a doze pessoas e deixe-me saber o que acontece no quarto dia.

Desculpe-me pedir-lhe que envie a mensagem, mas tente não interromper isto, por favor...


Esta prece é uma das bênçãos que você pode receber, acredite.

Você já fez seu pedido? É sua última chance, faça-o!
Prece de Santa Tereza:

O dia de hoje é de paz interior. Você pode confiar em Deus de que você está exatamente onde precisa estar.

Não esqueça as infinitas possibilidades que nascem da sua fé...

Use esses presentes que você tem recebido e passe-os com o amor que tem sido dado a você.

Alegre-se de saber que você é filho de Deus.


Deixe que essa presença penetre em seus ossos, permitindo que sua alma cante livremente, dance, ore e ame.

Isso é para cada um de nós todos...

Agora, envie isto para 12 pessoas. E lembre-se de enviar para mim de volta. 
Eu conto com isso e você verá por quê!










 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.