Dia: 23/11/2012
Primeira Leitura: Apocalipse 10, 8-11
Leitura do livro do Apocalipse de são João - 8Então a voz que ouvi do céu falou-me de novo, e disse: Vai e toma o pequeno livro aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e a terra. 9Fui eu, pois, ter com o anjo, dizendo-lhe que me desse o pequeno livro. E ele me disse: Toma e devora-o! Ele te será amargo nas entranhas, mas, na boca, doce como o mel. 10Tomei então o pequeno livro da mão do anjo e o comi. De fato, em minha boca tinha a doçura do mel, mas depois de o ter comido, amargou-me nas entranhas. 11Então foi-me explicado: Urge que ainda profetizes de novo a numerosas nações, povos, línguas e reis. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(118)
REFRÃO: Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
1. Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas. -R.
2. Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos. -R.
3. A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata. -R. 4. Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca! -R.
5. Vossa palavra é minha herança para sempre, porque é ela que me alegra o coração! -R.
6. Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos. -R.
Evangelho: Lucas 19, 45-48
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,45Em seguida, entrou no templo e começou a expulsar os mercadores. 46Disse ele: Está escrito: A minha casa é casa de oração! Mas vós a fizestes um covil de ladrões (Is 56,7; Jr 7,11). 47Todos os dias ensinava no templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo procuravam tirar-lhe a vida.48Mas não sabiam como realizá-lo, porque todo o povo ficava suspenso de admiração, quando o ouvia falar. - Palavra da salvação.
|
Reflexão - Lc 19, 45-48
Existem muitas pessoas que se vangloriam do fato de participar ativamente da Igreja, possuir ministérios ou ter um cargo importante na comunidade eclesial. Mas infelizmente, existem pessoas que usam do fato da pertença na comunidade para substituir as relações de serviço por relações de poder, para dominar, oprimir, buscar promoção pessoal e desvalorizar as outras pessoas que fazem parte da comunidade. A religião para essas pessoas é uma forma não de adorar ao Deus vivo e verdadeiro, mas sim de promover o culto a si próprio e buscar a satisfação dos seus próprios interesses. A esses diz Jesus: "sofrerão a mais rigorosa condenação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário