Pesquisar este blog

20 de setembro de 2012

Jesus disse a mulher 'Tua fé te salvou. Vai em paz".


    Vermelho, 5ª feira, 24ª Semana Tempo Comum 
  • Ss. André Kim Taegon Presb, Paulo Chong Hasang e Comps. Mts. memória
PDF Imprimir Indique um amigo!

1ª Leitura - 1Cor 15,1-11
É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado
e é isso o que crestes.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,1-11
1Irmãos, quero lembrar-vos 
o evangelho que vos preguei e que recebestes, 
e no qual estais firmes. 
2Por ele sois salvos, 
se o estais guardando 
tal qual ele vos foi pregado por mim. 
De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 
3Com efeito, transmití-vos, em primeiro lugar, 
aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: 
que Cristo morreu por nossos pecados, 
segundo as Escrituras; 
4que foi sepultado; 
que, ao terceiro dia, ressuscitou, 
segundo as Escrituras; 
5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 
6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. 
Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 
7Depois, apareceu a Tiago 
e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 
8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. 
9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, 
nem mereço o nome de apóstolo, 
porque persegui a Igreja de Deus. 
10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. 
Sua graça para comigo não foi estéril: 
a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos 
- não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. 
11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado 
e é isso o que crestes. 
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 117 (118),1-2. 16ab-17. 28 (R. 1)
R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!* 
'Eterna é a sua misericórdia!' 
2A casa de Israel agora o diga:* 
'Eterna é a sua misericórdia!'R.
16aA mão direita do Senhor fez maravilhas, 
16ba mão direita do Senhor me levantou,* 
a mão direita do Senhor fez maravilhas!' 
17Não morrerei, mas ao contrário, viverei* 
para cantar as grandes obras do Senhor!R.
28Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! * 
Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!R. 
Evangelho - Lc 7,36-50
Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados
porque ela mostrou muito amor.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,36-50
Naquele tempo: 
36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. 
Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, 
soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. 
Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 
38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; 
com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, 
enxugava-os com os cabelos, 
cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado 
ficou pensando: 
'Se este homem fosse um profeta, 
saberia que tipo de mulher está tocando nele, 
pois é uma pecadora.' 
40Jesus disse então ao fariseu: 
'Simão, tenho uma coisa para te dizer.' 
Simão respondeu: 'Fala, mestre!' 
41'Certo credor tinha dois devedores; 
um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. 
42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. 
Qual deles o amará mais?' 
43Simão respondeu: 
'Acho que é aquele ao qual perdoou mais.' 
Jesus lhe disse: 
'Tu julgaste corretamente.' 
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: 
'Estás vendo esta mulher? 
Quando entrei em tua casa, 
tu não me ofereceste água para lavar os pés; 
ela, porém, banhou meus pés com lágrimas 
e enxugou-os com os cabelos. 
45Tu não me deste o beijo de saudação; 
ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 
46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; 
ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 
47Por esta razão, eu te declaro: 
os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados 
porque ela mostrou muito amor. 
Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.' 
48E Jesus disse à mulher: 
'Teus pecados estão perdoados.' 
49Então, os convidados começaram a pensar: 
'Quem é este que até perdoa pecados?' 
50Mas Jesus disse a mulher
'Tua fé te salvou. Vai em
 paz".
Palavra da Salvação. 
Reflexão - Lc 7, 36-50
'Dize-me com quem andas e eu direi quem és!' A partir deste ditado, vemos as relações de exclusão que são estabelecidas entre os 'santos' e os 'pecadores'. E claro que quem é 'santo' não pode conviver com os 'pecadores' pois correrá o risco de se contaminar e se tornar um deles. Esta é a lógica da mentira e do farisaísmo que marca a vida de muitos de nós. Ninguém é 'santo', pois só Deus é Santo, e o pecado marca a nossa existência, e quem disser que não é pecador, é mentiroso, logo não somos melhores que ninguém. Se uma pessoa é reta de coração, deve conviver com todos para que possa testemunhar a todos o amor de Deus, a vivência na busca da santidade, e assim colaborar com a conversão dos pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.