Pesquisar este blog

13 de setembro de 2012

Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam,



  • Branco. 5ª-feira da 23ª Semana Tempo Comum 

  • S. João Crisostomo
  • BDr, memória
PDF Imprimir Indique um amigo!

1ª Leitura - 1Cor 8,1b-7.11-13
Pecando contra os irmãos
e ferindo a consciência deles, que é fraca,
é contra Cristo que pecais.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 8,1b-7.11-13
Irmãos: 
1bO conhecimento incha, a caridade é que constrói. 
2Se alguém acha que conhece bem alguma coisa, 
ainda não sabe como deveria saber. 
3Mas se alguém ama a Deus, 
ele é conhecido por Deus! 
4Quanto ao comer as carnes de animais sacrificados aos ídolos, 
nós sabemos que um ídolo não é nada no mundo, 
e que Deus é um só. 
5É verdade que alguns são chamados deuses, 
no ceú ou na terra, 
e muita gente pensa 
que existem muitos deuses e muitos senhores. 
6Para nós, porém, existe um só Deus, o Pai, 
de quem vêm todos os seres e para quem nós existimos. 
E, ainda, para nós, existe um só Senhor, Jesus Cristo, 
pelo qual tudo existe, 
e nós também existimos por ele. 
7Mas nem todos têm esse conhecimento. 
De fato, alguns habituados, até ao presente, 
ao culto dos ídolos, 
comem da carne dos sacrifícios, 
como se ela fosse mesmo oferecida aos ídolos. 
E assim, a sua consciência, que é fraca, fica manchada. 
11E então, por causa do teu conhecimento, perece o fraco, 
o irmão pelo qual Cristo morreu. 
12Pecando, assim, contra os irmãos 
e ferindo a consciência deles, que é fraca, 
é contra Cristo que pecais. 
13Por isso, se um alimento é ocasião de queda para meu irmão, 
nunca mais comerei carne, 
para não escandalizar meu irmão. 
Palavra do Senhor. 
Salmo - Sl 138(139),1-3. 13-14ab-23-24 (R.24b)
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *
2sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos, +
3percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos.R.
13Fostes vós que me formastes as entranhas, *
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
14aEu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, +
porque de modo admirável me formastes! *
14bQue prodígio e maravilha as vossas obras!R.
23Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, *
examinai-me e provai meus pensamentos!
24Vede bem se não estou no mau caminho, *
e conduzi-me no caminho para a vida!R. 

Evangelho - Lc 6,27-38
Sede misericordiosos, como também
o vosso Pai é misericordioso.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,27-38
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:27A vós que me escutais, eu digo:Amai os vossos inimigose fazei o bem aos que vos odeiam,28bendizei os que vos amaldiçoam,e rezai por aqueles que vos caluniam.29Se alguém te der uma bofetada numa face,oferece também a outra.Se alguém te tomar o manto,deixa-o levar também a túnica.30Dá a quem te pedire, se alguém tirar o que é teu,não peças que o devolva.31O que vós desejais que os outros vos façam,fazei-o também vós a eles.32Se amais somente aqueles que vos amam,que recompensa tereis?Até os pecadores amam aqueles que os amam.33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem,que recompensa tereis?Até os pecadores fazem assim.34E se emprestaissomente àqueles de quem esperais receber,que recompensa tereis?Até os pecadores emprestam aos pecadores,para receber de volta a mesma quantia.35Ao contrário, amai os vossos inimigos,fazei o bem e emprestaisem esperar coisa alguma em troca.Então, a vossa recompensa será grande,e sereis filhos do Altíssimo,porque Deus é bondoso tambémpara com os ingratos e os maus.36Sede misericordiosos,como também o vosso Pai é misericordioso.37Não julgueis e não sereis julgados;não condeneis e não sereis condenados;perdoai, e sereis perdoados.38Dai e vos será dado.Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordanteserá colocada no vosso colo;porque com a mesma medida com que medirdes os outros,vós também sereis medidos.'Palavra da Salvação.

Reflexão - Lc 6, 27-38
A regra do ouro da vida do cristão é resumida por Jesus na frase: 'O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles'. Todas as pessoas desejam ser amadas, compreendidas e servidas, por isso, todos devem amar, compreender e servir. Devemos ser diferentes das pessoas que vivem a reciprocidade: devemos viver a gratuidade, ser diferentes dos que vivem fazendo justiça: devemos ser misericordiosos. O critério do nosso agir em relação aos outros não pode ser o agir dos outros, mas sim o próprio Deus, que não nos trata segundo nossas faltas, mas ama a todas as pessoas, indistintamente, com amor eterno e as cumula com a abundância dos seus bens. Se vivermos segundo esse critério, seremos filhos do Altíssimo e será grande a nossa recompensa nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.