Pesquisar este blog

18 de agosto de 2012

Deixai vir a mim as criancinhas!



1ª Leitura - Ez 18,1-10.13b.30-32
Vou julgar cada um de vós segundo a sua conduta.
Leitura da Profecia de Ezequiel 18,1-10.13b.30-32
1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
2'Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: 
'Os pais comeram uvas verdes, 
e os dentes dos filhos ficaram embotados? 
3Juro por minha vida 
- oráculo do Senhor Deus - 
já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 
4Todas as vidas me pertencem. 
Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. 
Aquele que pecar, é que deve morrer. 
5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 
6não participa de refeições rituais sobre os montes, 
não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, 
não desonra a mulher do próximo, 
nem se aproxima da mulher menstruada; 
7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, 
não pratica roubos, dá alimento ao faminto 
e cobre de vestes o que está nu; 
8se não empresta com usura, nem cobra juros, 
afasta sua mão da injustiça, 
e julga imparcialmente entre homem e mulher; 
9se vive conforme as minhas leis 
e guarda os meus preceitos, 
praticando-os fielmente, 
tal homem é justo e, com certeza, viverá 
- oráculo do Senhor Deus. 
10Mas, se tiver um filho violento e assassino, 
que pratica uma dessas ações, 
11embora o pai não as tenha praticado, 
e participa de refeições rituais sobre os montes, 
desonra a mulher do próximo, 
12oprime o pobre e o necessitado, 
pratica a rapina, não devolve o penhor, 
levanta os olhos para os ídolos, faz coisas abomináveis, 
13btal filho de modo algum viverá. 
Porque fez todas essas coisas abomináveis, 
com certeza, morrerá; 
ele é responsável pela sua própria morte. 
30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, 
segundo a sua conduta 
- oráculo do Senhor Deus. 
Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, 
a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 
31Afastai-vos de todos os pecados que praticais. 
Criai para vós um coração novo 
e um espírito novo. 
Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 
32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém 
- oráculo do Senhor Deus. 
Convertei-vos e vivereis! 
Palavra do Senhor. 
Salmo - Sl 50,12-13. 14-15. 18-19 (R. 12a)
R. Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!

12Criai em mim um coração que seja puro,* 
dai-me de novo um espírito decidido. 
13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,* 
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!R.
14Dai-me de novo a alegria de ser salvo* 
e confirmai-me com espírito generoso! 
15Ensinarei vosso caminho aos pecadores,* 
e para vós se voltarão os transviados.R.
18pois não são de vosso agrado os sacrifícios,* 
e, se oferto um holocausto, o rejeitais. 
19Meu sacrifício é minha alma penitente,* 
não desprezeis um coração arrependido!R. 
Evangelho - Mt 19,13-15
Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim,
porque delas é o Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,13-15
Naquele tempo: 
13Levaram crianças a Jesus, 
para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. 
Os discípulos, porém, as repreendiam. 
14Então Jesus disse: 
'Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, 
porque delas é o Reino dos Céus.' 
15E depois de impôr as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. 
Palavra da Salvação. 
Reflexão - Mt 19, 13-15
Muitas vezes, pelo fato de procurarmos viver de forma coerente os valores do Evangelho e percebermos os erros e os problemas que existem no mundo de hoje por parte de muitas outras pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer Jesus como nós o conhecemos, corremos o risco de fazer exatamente o contrário daquilo que Jesus exige de nós. Pode acontecer que nos coloquemos como intermediários entre Jesus e as pessoas não para aproximá-las dele, como é a sua vontade, mas para impedir que se aproximem dele por não serem dignas, negando a elas a oportunidade da graça da conversão e da vida nova em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.