Pesquisar este blog

6 de fevereiro de 2012

A cura também é fruto da acolhida e da compaixão


Dia: 06/02/2012
Primeira Leitura: 1º Reis 8, 1-7.9-13

Conduziram a arca da aliança ao Santo dos Santos
e uma nuvem encheu o templo do Senhor


Naqueles dias:
1Então convocou Salomão junto de si em Jerusalém os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para irem buscar na cidade de Davi, em Sião, a arca da aliança do Senhor. 2Todos os israelitas se reuniram junto do rei Salomão no mês de Etanim, que é o sétimo, durante a festa. 3Vieram todos os anciãos de Israel e os sacerdotes tomaram a arca do Senhor. 4Levaram-na, assim como a Tenda de Reunião e todos os utensílios sagrados que havia no tabernáculo: foram os sacerdotes e os levitas que os levaram. 5O rei Salomão e toda a assembléia de Israel reunida junto dele conservavam-se diante da arca. Sacrificavam tão grande quantidade de ovelhas e bois que não se podia contar. 6Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor para seu lugar, no santuário do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. 7Pois os querubins estendiam as suas asas sobre o lugar da arca, e cobriam por cima a arca e os seus varais. 9Na arca só havia as duas tábuas de pedra que Moisés ali depusera no monte Horeb, quando o Senhor fez aliança com os israelitas, depois que saíram da terra do Egito. 10Quando os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo tal que os sacerdotes não puderam ali ficar para exercer as funções de seu ministério; porque a glória do Senhor enchia o templo do Senhor. 12Então disse Salomão: O Senhor declarou que habitaria na obscuridade. 13Por isso, edifiquei uma casa para vossa residência, um lugar onde habitareis para sempre. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(131)

REFRÃO: Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!
1. Ouvimos dizer que a arca estava em Éfrata, nós a encontramos nas campinas de Jaar. Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus pés. - R.
2. Levantai-vos, Senhor, para vir ao vosso repouso, vós e a arca de vossa majestade. Vistam-se de justiça os vossos sacerdotes, e jubilosos cantem de alegria vossos fiéis. Pelo nome de Davi, vosso servo, não rejeiteis a face daquele que vos é consagrado. - R.


Evangelho: Marcos 6, 53-56


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo,53Navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram. 54Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu. 55Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava. 56Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos. - Palavra da salvação.

A cura também é fruto da acolhida e da compaixão

Postado por: homilia

fevereiro 6th, 2012
Depois dos discípulos terem acolhido o convite do Mestre, abandonaram a casa de Simão e partiram para outras regiões da redondeza. E, no Evangelho de hoje, vemos os discípulos fazendo a travessia do mar da Galileia com seu próprio barco e desembarcando em Genesaré. E logo o povo reconhece a Jesus.
O povo vai “em massa” atrás de Cristo. Eles vêm de todos os lados, carregando seus doentes e buscando ajuda. O que chama a atenção é o entusiasmo do povo que reconhece Jesus e vai atrás d’Ele. O que move essas pessoas nesta busca ao Senhor não é somente o desejo de se encontrarem com Ele, de estarem com Ele, mas também o desejo de obterem a cura das suas doenças e a solução de seus problemas.
A salvação é dirigida a essa multidão formada por gentios e judeus marginalizados. São os moradores dos povoados, cidades e campos por onde Jesus andava com Seus discípulos. O Messias realiza a Sua missão, sobretudo, entre as camadas mais sofredoras e abandonadas do povo, constituindo-se, assim, na única esperança dessa gente.
O enfoque é a presença física e libertadora de Jesus. As curas são conseguidas com o toque, ao menos na franja do manto d’Ele. A doença generalizada é fruto das barreiras e exclusão. A cura resulta da libertação da exclusão e é fruto da acolhida.
Assim como, fisicamente, o pão foi partilhado, o mesmo vale para o corpo. A comunicação não se faz apenas pela palavra. Faz-se também pela partilha do corpo. A presença física, o toque, o abraço, o sorriso acolhedor, o olhar compreensivo e atento e a compaixão complementam a força comunicadora da Palavra que liberta.
Desde o começo da Sua atividade missionária, Jesus anda por todos os povoados da Galileia para falar ao povo sobre o Reino de Deus, que estava chegando (cf. Mc 1,14-15). Onde encontra gente para escutá-Lo, Ele fala e transmite a Boa Nova de Deus, acolhe e cura os doentes, em qualquer lugar: nas sinagogas durante a celebração da Palavra aos sábados (cf. Mc 1,21; 3,1; 6,2); em reuniões informais na casa de amigos (cf. Mc 2,1.15; 7,17; 9,28; 10,10); andando pelo caminho com os discípulos (cf. Mc 2,23); ao longo do mar na praia, sentado num barco (cf. Mc 4,1); no deserto para onde se refugiou e onde o povo O procurava (cf. Mc 1,45; 6,32-34); na montanha, de onde proclamou as bem-aventuranças (cf. Mt 5,1); nas praças das aldeias e cidades, onde povo carregava seus doentes (cf. Mc 6,55-56); no Templo de Jerusalém, por ocasião das romarias, diariamente, sem medo (cf. Mc 14,49).
Curar e ensinar, ensinar e curar era o que Jesus mais fazia (cf. Mc 2,13; 4,1-2; 6,34). Era o costume d’Ele (cf. Mc 10,1). O povo ficava admirado (cf. Mc 12,37; 1,22.27; 11,18) e O procurava em grande número.
Na raiz desse grande entusiasmo do povo estavam, de um lado, o próprio Cristo, que chamava e atraía e, de outro lado, o abandono do povo, que era como “ovelha sem pastor”(cf. Mc 6,34). Em Jesus, tudo era revelação daquilo que O animava por dentro. Ele não só falava sobre Deus, mas também O revelava. Comunicava algo que Ele mesmo vivia e experimentava.
O Senhor não somente anunciava a Boa Nova do Reino, Ele mesmo era uma amostra, um testemunho vivo do Reino. N’Ele aparecia aquilo que acontece quando um ser humano deixa Deus reinar e tomar conta de sua vida. O que vale não são só as palavras, mas também e, sobretudo, o testemunho, o gesto concreto.
Pela fé, todos nós esperamos e sonhamos com o Reino de Deus, como um novo tempo, onde não haverá mais dor nem lágrimas. Ao curar muitas pessoas, Jesus mostra que Deus Pai reprova tudo o que faz o ser humano sofrer. Mergulhemos na certeza de que a nossa missão é seguir os passos do Mestre para construir este “novo tempo” entre nós.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.