Pesquisar este blog

4 de dezembro de 2011

Eis que envio o meu Anjo diante de ti


  1. Dia: 04/12/2011
  2. Primeira Leitura: Isaías 40, 1-5.9-11
  3.  
  4. II DO ADVENTO
  5. (roxo, creio, prefácio do advento I - II semana do saltério)

  6. Leitura do livro profeta Isaís - 1Consolai, consolar meu povo, diz vosso Deus.2Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados. 3Uma voz exclama: Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus. 4Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas! 5Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu. 9Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus! 10Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista; 11como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam. - Palavra do Senhor.

  7. Salmo Responsorial(84)
  8.  
  9. REFRÃO: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade / e a vossa salvação nos concedei!
  10. 1. Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele. Sim, sua salvação está bem perto dos que o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra. - R.
  11. 2. A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará do alto do céu. - R.
  12. 3. Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios, e nossa terra produzirá seu fruto. A justiça caminhará diante dele, e a felicidade lhe seguirá os passos. - R.

  13. Segunda Leitura: 2º Pedro 3, 8-14

  14.  
  15. Leitura da segunda carta de são Pedro - 8Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia. 9O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam. 10Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém. 11Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, 12enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados! 13Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. 14Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz. - Palavra do Senhor.

  16. Evangelho: Marcos 1, 1-8

  17.  
  18. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo,1Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: 2Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho. 3Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Mal 3,1; Is 40,3). 4João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. 5E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. 8Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." - Palavra da salvação.

  19. Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

    Homilia atribuída a São Gregório o Taumaturgo (c. 213–c. 270), bispo 
    Homilias sobre a sagrada Teofania, 4; PG 10, 1181 
    «Não sou digno de me inclinar para Lhe desatar as correias das sandálias»
    [«Então veio Jesus da Galileia ter com João ao Jordão para ser baptizado por ele. João opunha-se, dizendo: 'Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti'» (Mt 3,13-14)]. Na Tua presença, Senhor Jesus, não posso calar-me, porque sou a voz, a voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor. Sou eu que tenho necessidade de ser baptizado por Ti e Tu vens a mim? [...] Tu que eras no princípio, Tu que estavas em Deus e eras Deus (Jo 1,1); Tu que és o resplendor da glória do Pai e a imagem da Sua substância (Heb 1,); Tu que, quando estavas no mundo, vieste aonde já estavas; Tu que Te fizeste carne a habitaste entre nós (Jo 1,14; 14,23), e que tomaste a condição de servo (Fil 2,7); Tu que uniste a terra e o céu pelo Teu santo nome – és Tu que vens a mim? Tu que és grande, ao pobre que eu sou? O Rei ao precursor, o Senhor ao servo? [...]


    Conheço o abismo que separa a terra do Criador. Sei que diferença há entre o pó da terra e Aquele que o modelou (Gn 2,7). Sei quão longe está de mim o Teu sol de justiça, de mim que sou apenas a lâmpada da Tua graça (Mal 3,20; Jo 5,35). E, embora Te encontres revestido pela nuvem puríssima do Teu corpo, reconheço a minha condição de servo e proclamo a Tua magnificência. «Não sou digno de me inclinar para Lhe desatar as correias das sandálias.» Como ousaria então tocar o alto imaculado da Tua cabeça? Como ousaria estender a mão para Ti, que «estendeste os céus como um pavilhão» e que «estendeste a terra sobre as águas» (Sl 103,2; 135,6)? [...] Que oração farei sobre Ti, que até as preces daqueles que Te ignoram acolhes?

  20. ADVENTO: PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR
  21. "Neste segundo domingo do Advento, Deus vem para refazer conosco sua aliança e nos convida, através do testemunho de João Batista, a preparar no deserto os seus caminhos pela conversão pessoal e comunitária.
  22. A segunda vela que acendemos na coroa de Advento nos ilumina e ajuda a perceber que estamos a caminho, peregrinando rumo a um futuro bom que nos espera.
  23. Estamos a caminho, em meio a um mundo de tantas contradições: quanta injustiça gerando mortes! Estamos a caminho, também em meio a um mundo de tantos sinais de vida, com muita humildade fazendo da sociedade um lugar do grande sonho de Deus.
  24. *** LER O ARTIGO COMPLETO


  25.  
  26.  
  27. 2 Votes | Average: 5 out of 52 Votes | Average: 5 out of 52 Votes | Average: 5 out of 52 Votes | Average: 5 out of 52 Votes | Average: 5 out of 5 - Escolha a sua nota de 1 a 5 estrelas
  28. 27 Novembro 2011
  29. 27 de novembro: Nossa Senhora das Graças
  30.  
  31. Hoje, 27 de novembro, celebramos o dia de Nossa Senhora das Graças ou Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
  32. Esta é uma invocação especial pela qual é conhecida a Virgem Maria, também invocada com a mesma intenção sob o nome Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.
  33.    FAÇA UMA PESQUISA NO SITE COM A PALAVRA medalha milagrosa (NO RETÂNGULO BRANCO NO ALTO DO SITE), PARA VER O VÍDEO SOBRE A NOSSA SENHORAS DAS GRAÇAS E SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO.

  34.  
  35.  
  36. 4 Votes | Average: 5 out of 54 Votes | Average: 5 out of 54 Votes | Average: 5 out of 54 Votes | Average: 5 out of 54 Votes | Average: 5 out of 5 - Escolha a sua nota de 1 a 5 estrelas
  37. 26 Novembro 2011
  38. Mensagem de Otimismo: Pedro e seu machado
  39.  
  40. pedro machado mensagem de otimismo

  41. (fonte da imagem_ http://www.123rf.com/freeimages.php)
  42. MENSAGEM DE OTIMISMO: PEDRO E SEU MACHADO
  43. Pedro, um lenhador, após um grande trabalho em uma área de desmatamento, se viu desempregado. Após tanto tempo cortando árvores, entrou no corte! A madeireira precisou reduzir custos…
  44. Saiu, então, à procura de nova oportunidade de trabalho. Seu tipo físico, porém, muito franzino, fugia completamente do biotipo de um lenhador. Além disso, o machado que carregava era desproporcional ao seu tamanho. Aqueles que conheciam Pedro, entretanto, julgavam-no um ótimo profissional.
  45. *** LER O ARTIGO COMPLETO


  46.  
  47.  
  48. 9 Votes | Average: 4.22 out of 59 Votes | Average: 4.22 out of 59 Votes | Average: 4.22 out of 59 Votes | Average: 4.22 out of 59 Votes | Average: 4.22 out of 5 - Escolha a sua nota de 1 a 5 estrelas
  49. 26 Novembro 2011
  50. Advento: Ficai de sobreaviso e vigiai - Evangelho Comentado
  51.  
  52.   Ler o artigo completo, para encontrar cifras e sugestão de música para o advento
  53. EVANGELHO COMENTADO - 1º Domingo do Advento - ANO B
  54. Evangelho: (Mc 13, 33-37) - Disse Jesus: “Ficai de sobreaviso e vigiai, porque não sabeis quando será o momento. Será como um homem que, ao partir para o exterior, deixa a casa e delega autoridade aos escravos, indica o trabalho de cada um e dá ordens ao porteiro para vigiar. Vigiai, pois não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo ou pela manhã, para que não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo. O que eu vos digo, digo a todos: Vigiai!”
  55. *** LER O ARTIGO COMPLETO


  56.  
  57.  


  58. Músicas do Advento: sugestões
  59.  

MÚSICA DO ADVENTO: SENHOR, VEM SALVAR TEU POVO
     Em            Am     Em        G         Am   Em
1. Senhor, vem salvar teu povo das trevas da escuridão.
   C                D        Bm           Em
Só Tu és nossa esperança, és nossa libertação.

E7    Am     D7            G G/F#
Vem Senhor! Vem nos salvar,
Em  Am/F#    B7      Em
com teu povo vem caminhar! (REFRÃO)

2. Contigo o deserto é fértil, a terra se abre em flor;
Da rocha brota água viva, da terra nasce esplendor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.