Pesquisar este blog

2 de dezembro de 2011

«E os olhos abriram-se-lhes»




1ª Leitura - Is 29,17-24
Naquele dia, os olhos dos cegos verão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 29,17-24
Assim fala o Senhor Deus:17Dentro de pouco tempo,não se transformará o Líbano em jardim?E não poderá o jardim tornar-se floresta?18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livroe os olhos dos cegos verão,no meio das trevas e das sombras.19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor,e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel;20fracassou o prepotente,desapareceu o trapaceiro,e sucumbiram todos os malfeitores precoces,21os que faziam os outros pecar por palavras,e armavam ciladas ao juiz à porta da cidadee atacavam o justo com palavras falsas.22Isto diz o Senhorà casa de Jacó, ele que libertou Abraão:'Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-senem seu rosto terá que enrubescer;23quando contemplarem as obras de minhas mãos,hão de honrar meu nome no meio do povo,honrarão o Santo de Jacó,e temerão o Deus de Israel;24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoriae os maldizentes concordarão em aprender'.Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 26 (27), 1. 4. 13-14 (R.1a)
R. O Senhor é minha luz e salvação.

1O Senhor é minha luz e salvação;*de quem eu terei medo?O Senhor é a proteção da minha vida;perante quem eu tremerei?R.4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,*e é só isto que eu desejo:habitar no santuário do Senhor*por toda a minha vida;saborear a suavidade do Senhor*e contemplá-lo no seu templo. R. 
13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*na terra dos viventes.14Espera no Senhor e tem coragem,*espera no Senhor! R.
Evangelho - Mt 9,27-31
Dois cegos, crendo em Jesus, são curados.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,27-31
Naquele tempo:27Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando:'Tem piedade de nós, filho de Davi!'28Quando Jesus entrou em casa,os cegos se aproximaram dele.Então Jesus perguntou-lhes:'Vós acreditais que eu posso fazer isso?'Eles responderam: 'Sim, Senhor.'29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo:'Faça-se conforme a vossa fé.'30E os olhos deles se abriram.Jesus os advertiu severamente:'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.'31Mas eles saíram,e espalharam sua fama por toda aquela região.Palavra da Salvação.
Reflexão - Mt 9, 27-31
Jesus é reconhecido pelos cegos como o Filho de Davi, como aquele que realiza o que foi prometido por Deus a Davi no tempo em que ele era o Rei de Israel, de lhe dar um sucessor no trono. Mas Deus vai muito além do que foi prometido a Davi e instala, por meio de Jesus, o seu próprio Reino no meio dos homens, o Reino que é infinitamente superior ao Reino de Israel do Antigo Testamento e totalmente diferente dele. Mas só percebe a presença deste Reino quem tem fé, quem não é cego, mas tem os olhos abertos para as realidades espirituais.

Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja 
Sermão 18; PL 38, 128 
«E os olhos abriram-se-lhes»
«Deus virá manifestamente, o nosso Deus, e não Se calará» (Sl 49,3 Vulg). Com efeito, Cristo, o nosso Deus, o Filho de Deus, chegou de forma encoberta na Sua primeira vinda; e virá de forma manifesta na segunda. Quando veio encoberto, apenas os Seus servidores O conheceram; quando vier manifestamente, será conhecido pelos bons e pelos maus. Quando veio encoberto, foi para ser julgado; quando vier manifestamente será para ser o juiz. Outrora foi julgado e calou-Se, e o profeta predissera esse silêncio: «Foi maltratado e resignou-Se, não abriu a boca, como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha emudecida nas mãos do tosquiador» (Is 53,7) mas «Deus virá manifestamente, o nosso Deus, e não Se calará». [...]


Agora os maus também possuem aquilo a que chamam felicidade neste mundo; e os bons também possuem aquilo a que chamam infelicidade neste mundo. Se os homens só crêem nas realidades presentes e não acreditam nas realidades futuras, é porque observam que os bens e os males deste mundo pertencem indistintamente aos bons e aos maus. Se ambicionam riquezas, vêem que elas pertencem tanto aos homens piores como aos bons. Se têm horror à pobreza e às misérias desta vida, vêem que estas fazem sofrer não só os maus mas também os bons, e dizem para si mesmos: «O Senhor não vê» (Sl 93,7), Ele não gere os assuntos humanos. Ele deixa-nos ir totalmente ao acaso para o abismo profundo deste mundo e não nos mostra a Sua providência. E, se desprezam os preceitos de Deus, é porque não vêem o Seu juízo manifestar-se. [...]


Deus reserva muitas coisas para o julgamento futuro, mas algumas delas são julgadas agora, para que aqueles cujo julgamento tarda sejam tomados de receio e se convertam. Pois Deus não gosta de condenar mas sim de salvar, e por isso é paciente com os maus para que eles se tornem bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.