Pesquisar este blog

20 de dezembro de 2011

Chamar-se-á Filho do Altíssimo



Dia: 20/12/2011
Primeira Leitura: Isaías 7, 10-14


IV SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do Advento II - ofício do dia)


Leitura do livro do profeta Isaías  - Naqueles dias, 10O Senhor disse ainda a Acaz: 11Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto. 12Acaz respondeu: De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova. 13Isaías respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus? 14Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(23)

REFRÃO: O Senhor vai entrar, é o rei glorioso!
1. Salmo de Davi. Do Senhor é a terra e tudo o que ela contém, a órbita terrestre e todos os que nela habitam, pois ele mesmo a assentou sobre as águas do mar e sobre as águas dos rios a consolidou. - R.
2. Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo? O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo. - R.
3. Este terá a bênção do Senhor, e a recompensa de Deus, seu Salvador. Tal é a geração dos que o procuram, dos que buscam a face do Deus de Jacó. - R.


Evangelho: Lucas 1, 26-38



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33e o seu reino não terá fim. 34Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?35Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,37porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. - Palavra da salvação.




Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

Prudêncio (348-após 405), poeta em Espanha 
«Emerge, dulcis pusio», extracto do hino de Natal «Quid est quod artum circulum» 

«Vai chamar-Se Filho do Altíssimo [...] e reinará eternamente»

Mostra-Te, doce criança, 

Trazida ao mundo por mãe tão casta, 
Que deu à luz sem ter conhecido homem; 
Mostra-Te, Mediador, em ambas as Tuas naturezas. 


Ainda que nascido no tempo, da boca do Pai, 
Engendrado pela Sua palavra (Lc 1,38), 
Já habitavas no seio do Pai (Jo 1,2) 
Ó Sabedoria eterna (1Co 1,24). 


Tu és a Sabedoria que tudo criou (Pr 8,27),
Os céus, a luz e todas as coisas. 
Tu és o Verbo poderoso que fez o universo (Heb 1,3) 
Porque o Verbo é Deus (Jo 1,2). 


Tendo ordenado o curso dos séculos 
E fixado as leis do universo, 
Este artesão do mundo, este construtor, 
Permaneceu no seio do Pai.


Mas, quando se cumpriu o tempo, 
Passados milhões de anos, 
Desceste a visitar 
Este mundo há muito pecador. [...]


Cristo não suportava a queda 
Dos povos que se perdiam; 
Não podia aceitar que a obra do Pai 
Se dissolvesse em nada.


Revestiu-Se de um corpo mortal 
A fim de que a ressurreição da nossa carne 
Quebrasse as cadeias da morte 
E nos conduzisse ao Pai. [...]


Não sentes, ó nobre Virgem, 
Apesar dos dolorosos pressentimentos, 
Que esse glorioso nascimento 
Faz aumentar o brilho da tua virgindade?


Teu seio puríssimo contém o fruto bendito 
Que encherá de alegria toda a criatura. 
Por ti nascerá um mundo novo, 
Aurora de um dia brilhante como o ouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.