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18 de agosto de 2011

«Vinde às bodas»


Verde
1ª Leitura - Jz 11,29-39a
A primeira pessoa que sair de minha casa
pertencerá ao Senhor e eu a oferecerei em holocausto.
Leitura do Livro dos Juízes 11,29-39a
Naqueles dias: 
29O espírito do Senhor veio sobre Jefté 
e ele, atravessando Galaad e Manassés, 
passou por Masfa e Galaad 
e de lá marchou contra os filhos de Amon. 
30E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: 
'Se entregares os amonitas em minhas mãos, 
31a primeira pessoa que sair da porta de minha casa 
para vir ao meu encontro, 
quando eu voltar vencedor sobre os amonitas, 
pertencerá ao Senhor e eu a oferecerei em holocausto'. 
32Jefté passou às terras dos amonitas 
para combater contra eles, 
e o Senhor entregou-os em suas mãos. 
33E Jefté fez uma grande mortandade em vinte cidades, 
desde Aroer até a entrada de Menit 
e até Abel-Carmim, 
e assim os filhos de Amon 
foram subjugados pelos filhos de Israel. 
34Quando Jefté voltou para sua casa em Masfa, 
sua filha veio-lhe ao encontro, 
dançando ao som do tamborim. 
Era a sua única filha, pois não tinha mais filhos. 
35Ao vê-la, rasgou as vestes 
e bradou: 'Ai! Minha filha, 
tu me prostraste de dor! 
És a causa da minha desgraça! 
Pois fiz uma promessa ao Senhor 
e não posso voltar atrás'. 
36Então ela respondeu: 'Meu pai, 
se fizeste um voto ao Senhor, 
trata-me segundo o que prometeste, 
porque o Senhor concedeu 
que te vingasses de teus inimigos, os amonitas'. 
37Depois, disse ao pai: 
'Concede-me apenas o que te peço: 
deixa-me livre dois meses 
para ir vagar pelos montes com minhas companheiras 
e chorar a minha virgindade'. 
38'Vai!', respondeu ele. 
E deixou-a partir por dois meses. 
Ela foi com suas companheiras 
chorar pelos montes a sua virgindade. 
39aassados os dois meses, 
voltou para o seu pai 
e ele cumpriu o voto que tinha feito 
Palavra do Senhor. 
Salmo - Sl 39,5. 7-8a. 8b-9. 10 
(R. Cf. 8a.9a)
R. Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade Senhor!

5É feliz quem a Deus se confia; + 
quem não segue os que adoram os ídolos * 
e se perdem por falsos caminhos.R.
7Sacrifício e oblação não quisestes,* 
mas abristes, Senhor, meus ouvidos; 
não pedistes ofertas nem vítimas,+ 
holocaustos por nossos pecados,* 
8aE então eu vos disse: 'Eis que venho!'R.
8bSobre mim está escrito no livro: 
9'Com prazer faço a vossa vontade,* 
guardo em meu coração vossa lei!'R.
10Boas-novas de vossa justiça 
anunciei numa grande assembléia;* 
vós sabeis: não fechei os meus lábios!R. 
Evangelho - Mt 22,1-14
Convidai para a festa todos os que encontrardes.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,1-14
Naquele tempo:Jesus voltou a falar em parábolasaos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo,2dizendo: 'O Reino dos Céus é como a história do reique preparou a festa de casamento do seu filho.3E mandou os seus empregadospara chamar os convidados para a festa,mas estes não quiseram vir.4O rei mandou outros empregados, dizendo:`Dizei aos convidados: já preparei o banquete,os bois e os animais cevados já foram abatidose tudo está pronto. Vinde para a festa!'5Mas os convidados não deram a menor atenção:um foi para o seu campo, outro para os seus negócios,6outros agarraram os empregados,bateram neles e os mataram.7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para mataraqueles assassinos e incendiar a cidade deles.8Em seguida, o rei disse aos empregados:`A festa de casamento está pronta,mas os convidados nóo foram dignos dela.9Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhose convidai para a festa todos os que encontrardes.'10Então os empregados saíram pelos caminhose reuniram todos os que encontraram, maus e bons.E a sala da festa ficou cheia de convidados.11Quando o rei entrou para ver os convidados, observouali um homem que nóo estava usando traje de festa12e perguntou-lhe: `Amigo,como entraste aqui sem o traje de festa?'Mas o homem nada respondeu.13Então o rei disse aos que serviam:`Amarrai os pés e as mãos desse homeme jogai-o fora, na escuridão!Ali haverá choro e ranger de dentes'.14Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos.'Palavra da Salvação.
Reflexão por CNBB - Mt 22, 1-14
A proposta de Jesus é feita para todas as pessoas de boa vontade, mas exige resposta incondicional e adesão aos valores do Reino e ao seu projeto. Muitos valores da sociedade atual apresentam-se como concorrentes aos valores do Reino e fazem com que outras escolhas sejam possíveis, assim como a possibilidade de rejeição do projeto de Cristo. Mas também acontece que algumas pessoas dão a sua adesão ao projeto de Jesus, no entanto se tornam pessoas divididas porque não conseguem deixar os valores anteriores e a suas vidas são caracterizadas pela duplicidade. Essas pessoas participam do banquete, mas as suas vestes não são apropriadas.



Comentário  por :

Jean Tauler (c. 1300-1361), 

dominicano de Estrasburgo 
Sermão 74 

«Vinde às bodas»

«Tudo está preparado. Vinde às bodas». Os convidados, porém, desculparam-se, «foram um para o seu campo, outro para o seu negócio». No mundo inteiro são inúmeros aqueles que continuamente se empenham nessa agitação contínua de singulares afazeres. A cabeça fica a andar à roda com a quantidade prodigiosa de roupa, de comida, de construções e outras coisas tais, das quais metade apenas já seria suficiente. Lutemos com todas as forças para fugir da exuberância de tais actividades e desdobramentos, para fugir de tudo o que não seja uma necessidade absoluta e recolhermo-nos em nós próprios e na nossa própria vocação, considerando onde, como e de que modo nos chama o Senhor, este à contemplação interior, aquele à acção pura e simples, aqueloutro, bem acima dos outros dois, ao doce repouso interior no silêncio calmo das brumas divinas e na unidade do Espírito.


Se o homem chamado interiormente ao silêncio nobre e calmo na vacuidade da nuvem misteriosa (Ex 24, 18), apesar disso quiser por completo abster-se de quaisquer obras de caridade, não estará a agir bem, e como tal deverá fazê-las também segundo as circunstâncias a que tiver sido chamado [...]


«Abateram-se os meus bois e as minhas reses gordas». Este festim representa o repouso interior no qual entramos se agirmos e fruirmos como o próprio Deus faz conSigo próprio, activamente, e onde o Mestre, o Rei, é constantemente chamado a ser o supervisor. O Evangelho refere, no entanto, que Ele deu com um convidado sentado à mesa sem o traje nupcial vestido. Este mais não é do que a pura, verdadeira e divina caridade, que faltava ao tal conviva, essa intenção sincera de buscar a Deus excluindo todo o amor-próprio e tudo o que Lhe é estranho, a caridade que quer só aquilo que Deus quer. [...] Para alguns, essa intenção, esse amor, não pertencem pura e exclusivamente, no fundo da sua alma, a Deus, porque a si próprios se buscam. A esses diz o Senhor: Amigo, como entraste aqui sem o traje verdadeiro da caridade?, pois buscam antes as dádivas de Deus do que o próprio Deus.

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O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.