Pesquisar este blog

6 de agosto de 2011

Jesus se mostra tal qual Ele é na Sua Glória




Branco
1ª Leitura - Dn 7,9-10.13-14
Serviam-no milhares de milhares.


Leitura da Profecia de Daniel 7,9-10.13-14


9Eu continuava olhando
até que foram colocados uns tronos,
e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar.
Sua veste era branca como neve
e os cabelos da cabeça, como ló pura;
seu trono eram chamas de fogo,
e as rodas do trono, como fogo em brasa.
10Derramava-se aí um rio de fogo
que nascia diante dele;
serviam-no milhares de milhares,
e milhões de milhões assistiam-no ao trono;
foi instalado o tribunal
e os livros foram abertos.
13Continuei insistindo na visão noturna,
e eis que, entre as nuvens do céu,
vinha um como filho de homem,
aproximando-se do Ancião de muitos dias,
e foi conduzido à sua presença.
14Foram-lhe dados poder, glória e realeza,
e todos os povos, nações e línguas o serviam:
seu poder é um poder eterno
que não lhe será tirado,
e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 96(97),1-2.5-6.9 (R. 1a.9a)
R. Deus é Rei, é o Altíssimo,
muito acima do universo.

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *e as ilhas numerosas rejubilem!2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *que se apóia na justiça e no direito.R.5As montanhas se derretem como cera *ante a face do Senhor de toda a terra;6e assim proclama o céu sua justiça, *todos os povos podem ver a sua glória.R.9Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, +muito acima do universo que criastes, *e de muito superais todos os deuses.R.

2ª Leitura - 2Pd 1,16-19
Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu.

Leitura da Segunda Carta de São Pedro 1,16-19

Caríssimos:16Não foi seguindo fábulas habilmente inventadasque vos demos a conhecer o poder e a vindade nosso Senhor Jesus Cristo,mas sim, por termos sido testemunhas ocularesda sua majestade.17Efetivamente, ele recebeu honra e glóriada parte de Deus Pai,quando do seio da esplêndida glóriase fez ouvir aquela voz que dizia:"Este é o meu Filho bem-amado,no qual ponho o meu bem-querer".18Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu,quando estávamos com ele no monte santo.19E assim se nos tornou ainda mais firmea palavra da profecia,que fazeis bem em ter diante dos olhos,como lâmpada que brilha em lugar escuro,até clarear o diae levantar-se a estrela da manhã em vossos corações.Palavra do Senhor.

Evangelho - Mt 17,1-9
O seu rosto brilhou como o sol.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 17,1-9
Naquele tempo:1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão,e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha.2E foi transfigurado diante deles;o seu rosto brilhou como o sole as suas roupas ficaram brancas como a luz.3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias,conversando com Jesus.4Então Pedro tomou a palavra e disse:'Senhor, é bom ficarmos aqui.Se queres, vou fazer aqui três tendas:uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.'5Pedro ainda estava falando,quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra.E da nuvem uma voz dizia:'Este é o meu Filho amado,no qual eu pus todo meu agrado.Escutai-o!'6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra.7Jesus se aproximou, tocou neles e disse:'Levantai-vos, e não tenhais medo.'8Os discípulos ergueram os olhos e não viram maisninguém, a não ser somente Jesus.9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes:'Não conteis a ninguém esta visão até que oFilho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.'Palavra da Salvação.



Comentário por :

São João Damasceno (c. 675-749), 

monge, teólogo, doutor da Igreja 

Homilia sobre a Transfiguração; PG 96, 545


«'Este é o Meu Filho muito amado' [...] E temos assim mais confirmada a palavra dos profetas» (2Pe 1,17-19)

Hoje é o abismo da luz inacessível. Hoje, no monte Tabor, a efusão infinita do relâmpago divino resplandece diante dos apóstolos. Hoje, Jesus Cristo manifesta-Se como Senhor da Antiga e da Nova Aliança [...]. Hoje, no monte Tabor, Moisés, o legislador de Deus, o chefe da Antiga Aliança, assiste como um servo a seu mestre, Cristo, sendo ele o donatário da Lei. E reconhece o seu desígnio, a que outrora tinha sido iniciado por prefigurações; é o que significa, quanto a mim, ver Deus «por detrás» (Ex 33,23). Agora ele vê claramente a glória da divindade, abrigado «na cavidade do rochedo» (Ex 33,22), mas «esse rochedo era Cristo» (1Cor 10,4), como Paulo expressamente ensinou: o Deus encarnado, Verbo e Senhor [...].


Hoje, o chefe da Nova Aliança, que tinha proclamado Cristo como Filho de Deus ao dizer «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo» (Mt 16,16), vê o chefe da Antiga Aliança, que está junto do donatário de uma e de outra, e que lhe diz: «Está aqui Aquele que é. Aqui está Aquele de quem eu disse que suscitaria um Profeta como eu (Ex 3,14; Dt 18,15; Act 3,22) – como eu enquanto homem e enquanto chefe do povo novo, mas superior a mim e a toda a criatura, Ele que nos dá, a mim e a ti, as duas Alianças, a Antiga e a Nova» [...]


Vinde então, obedeçamos ao profeta David! Cantemos a nosso Rei, cantemos a nosso Rei, cantemos! «Ele é o Rei de toda a terra» (Sl 46,7-8). Cantemos com sabedoria : cantemos com alegria [...]. Cantemos também ao Espírito «que tudo penetra, até às profundidades de Deus»  (1 Co 2,10), ao vermos, nesta luz do Pai que é o Espírito que tudo ilumina, a luz inacessível, o Filho de Deus. Manifesta-se hoje o que olhos de carne não podem ver: um corpo terrestre resplandecente de esplendor divino, um corpo mortal transbordante da glória da divindade. [...] As coisas humanas tornam-se as de Deus, e as coisas divinas, as do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.