Pesquisar este blog

22 de agosto de 2011

A escolhida de Deus, a maior de todas as filhas do Pai


  • Branco. Nossa Senhora, Rainha, Memória


1ª Leitura - Is 9,1-6
Foi-nos dado um filho.
Leitura do Livro do Profeta Isaías 9,1-6
1O povo, que andava na escuridão,viu uma grande luz;para os que habitavam nas sombras da morte,uma luz resplandeceu.2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade;todos se regozijam em tua presençacomo alegres ceifeiros na colheita,ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.3Pois o jugo que oprimia o povo,- a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais -tu os abateste como na jornada de Madiã.4Botas de tropa de assalto,trajes manchados de sangue,tudo será queimado e devorado pelas chamas.5Porque nasceu para nós um menino,foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza;o nome que lhe foi dado é:Conselheiro admirável, Deus forte,Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fimsobre o trono de Davi e sobre o seu reinado,que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre.O amor zeloso do Senhor dos exércitoshá de realizar estas coisas.Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R. 2, ou Aleluia)
PDF Imprimir Indique um amigo!
R. Bendito seja o nome do Senhor,
agora e por toda a eternidade!

Ou:

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *
louvai, louvai o nome do Senhor!
2Bendito seja o nome do Senhor, *
agora e por toda a eternidade!R.

3Do nascer do sol até o seu ocaso, *
louvado seja o nome do Senhor!
4O Senhor está acima das nações, *
sua glória vai além dos altos céus.R.

5Quem pode comparar-se ao nosso Deus, +
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono *
6e se inclina para olhar o céu e a terra?R.

7Levanta da poeira o indigente *
e do lixo ele retira o pobrezinho,
8para fazê-lo assentar-se com os nobres, *
assentar-se com os nobres do seu povo.R.
Evangelho - Lc 1,26-38
Eis que conceberás e darás à luz um filho.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38
Naquele tempo:26O anjo Gabriel foi enviado por Deusa uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,27a uma virgem, prometida em casamentoa um homem chamado José.Ele era descendente de Davie o nome da virgem era Maria28O anjo entrou onde ela estava e disse:'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou apensar qual seria o significado da saudação.30O anjo, então, disse-lhe:'Não tenhas medo, Maria,porque encontraste graça diante de Deus.31Eis que conceberás e darás à luz um filho,a quem porás o nome de Jesus.32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,e o seu reino não terá fim'.34Maria perguntou ao anjo:'Como acontecerá isso,se eu não conheço homem algum?'35O anjo respondeu:'O Espírito virá sobre ti,e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra.Por isso, o menino que vai nascerserá chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta,concebeu um filho na velhice.Este já é o sexto mêsdaquela que era considerada estéril,37porque para Deus nada é impossível'.38Maria, então, disse:'Eis aqui a serva do Senhor;faça-se em mim segundo a tua palavra!'E o anjo retirou-se.Palavra da Salvação.

Reflexão por; Anselmo Lima

Deus é puro Amor e toma todos os cuidados com seus amados.  Dentre nós, as suas criaturas,
escolhe aqueles que poderão ajuda-lo no seu plano de vida.
Somos aqueles que podemos cuidar da água que bebemos, do ar que respiramos, dos outros,
nossos irmãos, da terra que caminhamos e do bem que podemos praticar.
Como o pecador sempre nos confundiu e nos fez rebelar contra Deus, nosso criador, tentando-nos
e nos fazendo brigar uns com os outros; Nós, humanidade nos afastamos de Deus, nos rebelamos
contra Deus puro amor e que por esse puro amor escolhe dentre nós alguém totalmente voltada 
para Ele, voltada à oração, nos cuidados da sua família, da familiaridade com os seus vizinhos, 
com sua mãe, seu pai, seus avós.  O cuidado de Deus é tanto conosco, que olhando para nós, ama-
       nos e quer abraçar-nos.  Para isso quer que nos voltemos para Ele.  Escolhe a jovem Maria, filha do rei Davi, escolhe José, também filho do rei Davi.  Descendentes de Davi.

       E essa jovem menina que vai ser a mãe de Jesus, que diz o sim para o Pai. " Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua vontade".  A alegria no céu é repleta. Por ela Jesus nasce, vive e dá a sua vida pelo nosso resgate.  faz-nos abraçar a Deus como filhos muito amados.
       Maria, a mãe de Jesus, também é a minha Mãe!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.