1ª Leitura - Lv 25,1.8-17
Nesse ano de jubileu
cada um poderá retornar à sua propriedade.
cada um poderá retornar à sua propriedade.
Leitura do Livro do Levítico 25,1.8-17
1O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: 8'Contarás sete semanas de anos,
ou seja, sete vezes sete anos,
o que dará quarenta e nove anos.
9Então farás soar a trombeta
no décimo dia do sétimo mês.
No dia da Expiação fareis soar a trombeta por todo o país.
10Declarareis santo o qüinquagésimo ano
e proclamareis a libertação
para todos os habitantes do país:
será para vós um jubileu.
Cada um de vós poderá retornar à sua propriedade
e voltar para a sua família.
11O qüinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu:
não semeareis, nem colhereis
o que a terra produzir espontaneamente,
nem colhereis as uvas da vinha não podada;
12pois é um ano de jubileu, sagrado para vós,
mas podereis comer o que produziram os campos não cultivados.
13Nesse ano de jubileu
cada um poderá retornar à sua propriedade.
14Se venderes ao teu conterrâneo,
ou dele comprares alguma coisa,
que ninguém explore o seu irmão;
15de acordo com o número de anos
decorridos após o jubileu,
o teu conterrâneo fixará para ti o preço de compra,
e de acordo com os anos de colheita,
ele fixará o preço de venda.
16Quanto maior o número de anos
que restarem após o jubileu,
tanto maior será o preço da terra;
quanto menor o número de anos,
tanto menor será o seu preço,
pois ele te vende de acordo com o número de colheitas.
17Não vos leseis uns aos outros entre irmóos,
mas temei o vosso Deus.
Eu sou o Senhor, vosso Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 66, 2-3. 5. 7-8 (R. 4)
R. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem.
que todas as nações vos glorifiquem.
2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, *
e sua face resplandeça sobre nós!
3Que na terra se conheça o seu caminho *
e a sua salvação por entre os povos.R.
5Exulte de alegria a terra inteira, *
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão, *
e guiais, em toda a terra, as nações.R.
7A terra produziu sua colheita: *
o Senhor e nosso Deus nos abençoa.
8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *
e o respeitem os confins de toda a terra!R
Evangelho - Mt 14,1-12
Herodes mandou cortar a cabeça de João.
Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus.
Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 14,1-12
1Naquele tempo,
a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes.
2Ele disse a seus servidores:
'É João Batista, que ressuscitou dos mortos;
e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele.'
3De fato, Herodes tinha mandado prender João,
amarrá-lo e colocá-lo na prisão,
por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.
4Pois João tinha dito a Herodes:
'Não te é permitido tê-la como esposa.'
5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo,
que o considerava como profeta.
6Por ocasião do aniversário de Herodes,
a filha de Herodíades dançou diante de todos,
e agradou tanto a Herodes
7que ele prometeu, com juramento,
dar a ela tudo o que pedisse.
8Instigada pela mãe, ela disse:
'Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.'
9O rei ficou triste,
mas, por causa do juramento diante dos convidados,
ordenou que atendessem o pedido dela.
10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere.
11Depois a cabeça foi trazida num prato,
entregue à moça e esta a levou para a sua mãe.
12Os discípulos de João foram buscar o corpo
e o enterraram.
Depois foram contar tudo a Jesus.
a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes.
2Ele disse a seus servidores:
'É João Batista, que ressuscitou dos mortos;
e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele.'
3De fato, Herodes tinha mandado prender João,
amarrá-lo e colocá-lo na prisão,
por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.
4Pois João tinha dito a Herodes:
'Não te é permitido tê-la como esposa.'
5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo,
que o considerava como profeta.
6Por ocasião do aniversário de Herodes,
a filha de Herodíades dançou diante de todos,
e agradou tanto a Herodes
7que ele prometeu, com juramento,
dar a ela tudo o que pedisse.
8Instigada pela mãe, ela disse:
'Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.'
9O rei ficou triste,
mas, por causa do juramento diante dos convidados,
ordenou que atendessem o pedido dela.
10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere.
11Depois a cabeça foi trazida num prato,
entregue à moça e esta a levou para a sua mãe.
12Os discípulos de João foram buscar o corpo
e o enterraram.
Depois foram contar tudo a Jesus.
Reflexão - Mt 14, 1-12
A vida de João Batista foi sempre a história da ação divina na história da humanidade, mas principalmente a oposição que existe entre os valores do Reino de Deus e os valores que são assumidos e vividos pelas pessoas. Esta oposição aparece desde o início da vida de João, quando Zacarias, no seu cântico, afirma que ele veio para iluminar os que jazem nas trevas. Mas assim como acontece com Jesus, acontece também com João: os que são das trevas não o receberam, de modo que a sua morte foi conseqüência desta contradição. Mas até a sua morte se torna contradição, porque ela acaba por se tornar um testemunho ainda maior da verdadeira vida, que é destinada aos filhos da luz.
Comentário feito por :
Beato João Paulo II
Carta apostólica «Tertio Millenio adveniente», 37
Beato João Paulo II
Carta apostólica «Tertio Millenio adveniente», 37
João Baptista, mártir da verdade
A Igreja do primeiro milénio nasceu do sangue dos mártires:
Carta apostólica «Tertio Millenio adveniente», 37
João Baptista, mártir da verdade
A Igreja do primeiro milénio nasceu do sangue dos mártires:
«sanguis martyrum — semen christianorum»
(sangue de mártires, semente de cristãos).
Os acontecimentos históricos [...] nunca teriam podido garantir um desenvolvimento da Igreja como o que se verificou no primeiro milénio, se não tivesse havido aquela sementeira de mártires e aquele património de santidade que caracterizaram as primeiras gerações cristãs. No final do segundo milénio, a Igreja tornou-se novamente Igreja de mártires. As perseguições contra os crentes — sacerdotes, religiosos e leigos — realizaram uma grande sementeira de mártires em várias partes do mundo. O seu testemunho, dado por Cristo até ao derramamento do sangue, tornou-se património comum de católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes, como ressaltava já Paulo VI. [...] É um testemunho que não se pode esquecer.
No nosso século, voltaram os mártires, muitas vezes desconhecidos, como que «soldados desconhecidos» da grande causa de Deus. Tanto quanto seja possível, não se devem deixar perder na Igreja os seus testemunhos. [...] Impõe-se que as Igrejas locais tudo façam para não deixar perecer a memória daqueles que sofreram o martírio, recolhendo a necessária documentação.
Isso não poderá deixar de ter uma dimensão e uma eloquência ecuménica. O ecumenismo dos santos, dos mártires, é talvez o mais persuasivo. A «communio sanctorum», a comunhão dos santos, fala com voz mais alta que os factores de divisão. [...] A maior homenagem que todas as Igrejas prestarão a Cristo no limiar do terceiro milénio será a demonstração da presença omnipotente do Redentor, mediante os frutos de fé, esperança e caridade em homens e mulheres de tantas línguas e raças, que seguiram Cristo nas várias formas da vocação cristã.
No nosso século, voltaram os mártires, muitas vezes desconhecidos, como que «soldados desconhecidos» da grande causa de Deus. Tanto quanto seja possível, não se devem deixar perder na Igreja os seus testemunhos. [...] Impõe-se que as Igrejas locais tudo façam para não deixar perecer a memória daqueles que sofreram o martírio, recolhendo a necessária documentação.
Isso não poderá deixar de ter uma dimensão e uma eloquência ecuménica. O ecumenismo dos santos, dos mártires, é talvez o mais persuasivo. A «communio sanctorum», a comunhão dos santos, fala com voz mais alta que os factores de divisão. [...] A maior homenagem que todas as Igrejas prestarão a Cristo no limiar do terceiro milénio será a demonstração da presença omnipotente do Redentor, mediante os frutos de fé, esperança e caridade em homens e mulheres de tantas línguas e raças, que seguiram Cristo nas várias formas da vocação cristã.
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