Pesquisar este blog

23 de agosto de 2010


Dia: 23/08/2010
Primeira Leitura: 2º Coríntios 10, 17-18; 11, 1-2


SANTA ROSA DE LIMA PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA(branco, glória, pref. das virgens - ofício da festa)


Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios - Irmãos 
17Ora, quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda. 1Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me. 2Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(148)

REFRÃO: Vós, jovens, vós, moças e rapazes,/louvai todos o nome do Senhor!
1. Louvai o Senhor Deus nos altos céus,/louvai-o no excelso firmamento!/Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o,/louvai-o, legiões celestiais!-R.
2. Reis da terra, povos  todos, bendizei-o,/e vós príncipes e todos os juízes;/ e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciões e criancinhas, bendizei-o!/Louvem o nome do senhor, louvem-no todos.-R.3. A majestade e esplendor de sua glória/ultrapassam em grandeza o céu e a terra./ Ele exaltou seu povo eleito em podeiro,/ele é o motivo de louvor para os seus santos./É um hino para os filhos de Israel,/este povo que ele ama e lhe pertence.-R.


Evangelho: Mateus 13, 44-46



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - 44O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. 45O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. 46Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. - Palavra da salvação.



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santa Catarina de Génova (1447-1510), leiga, mística
O Livre Arbítrio (a partir da trad. Études carmélitaines 1959; cf. Orval)


Deus faz apelo à nossa liberdade


Deus incita o homem a levantar-se do pecado. [...] Quanto mais prontamente o homem reconhecer a sua miséria, mais depressa se humilha e se abandona a Deus, reconhecendo que é a Deus que cabe realizar esta obra de conversão nele. E toma disso consciência pouco a pouco, através das contínuas inspirações que Deus lhe envia; e, ao ver a obra e as vantagens que dela retira, diz para si mesmo: «Parece-me realmente que Deus não tem outras coisas para fazer se não ocupar-se de mim. Como são doces e cheias de amor as obras de Deus em nós!»


Nesta vida, servir a Deus é na verdade reinar. Quando Deus liberta o homem do pecado que o torna escravo, liberta-o de toda a servidão e coloca-o numa verdadeira liberdade. De outro modo, o homem vai sempre de desejo em desejo sem jamais se saciar; quanto mais tem, mais gostaria de ter; procurando satisfazer-se, nunca está contente. De facto, quem tem um desejo está possuído por ele; vendeu-se à coisa que ama; procurando a sua liberdade, seguindo os seus apetites e ofendendo a Deus, fica escravo deles para sempre.


Considera pois a força e o poder do nosso livre arbítrio, que contém em si duas coisas tão opostas e tão contrárias uma à outra: a vida e a morte eternas. O livre arbítrio não pode ser violentado por nenhuma criatura; por isso, enquanto estiver na tua mão, reflecte bem e toma cuidado com o que fazes.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Amor

Primeira Coríntios 13

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.